Fim de semana começa a terceira divisão do Paranaense

Cinco anos depois, o Paraná volta a ter uma 3.ª divisão a partir do próximo domingo. O torneio que vale quatro vagas na Divisão de Acesso de 2009 terá dez concorrentes.

Os times foram divididos em dois grupos regionalizados e se enfrentam em turno e returno, dentro das chaves. Os dois primeiros de cada agrupamento garantem vaga na Segundona de 2009 e disputam um quadrangular final, também em dois turnos, para decidirem o campeão da 3.ª divisão.

Entre os disputantes, algumas cidades viveram seus momentos na elite, como Arapongas, Santo Antônio da Platina, Umuarama e Jacarezinho. A última vez que a Terceirona foi disputada no Estado foi em 2003, quando o Sport Paraná, de Formosa do Oeste, foi o campeão. Uma comissão de clubes negocia com um canal de TV a transmissão do campeonato para todo o Estado.

A exemplo do que ocorreu na 2.ª divisão, todos os times firmaram acordo de cavalheiros para usar apenas atletas abaixo de 23 anos com exceção de três jogadores sem limite de idade por partida.

A idéia é reduzir custos. “Não há penalidade se alguma equipe descumprir o acordo, mas os outros times deverão ser avisados do fato”, explicou Paulo Sérgio Guedes, diretor do Serrano de Prudentópolis.

O Jacarezinho não poderá jogar em sua cidade, devido à interdição do Estádio Pedro Vilela. A equipe mandará suas partidas no Comendador Meneghel, na vizinha Bandeirantes.

Já o Juventud, embora baseado em Curitiba, disputa os jogos em casa no Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais. A equipe pertence a empresários uruguaios e já disputa campeonatos de base num CT no bairro do Ganchinho. O estádio do bairro Xingu será dividido com o Sport Club São José.

Quem se classificar junta-se às oito equipes com vaga assegurada na Divisão Acesso de 2009: Portuguesa Londrinense, Real Brasil, Francisco Beltrão, Sport Campo Mourão, Roma Apucarana, AFA-Umuarama, Maringá Iguatemi e Operário ou Foz – estes dois últimos disputam no tapetão a última posição na elite estadual.

Antes mesmo da largada, a competição já apresenta um atropelo no regulamento. O artigo 25 determina que horários só podem ser alterados dez dias antes dos jogos. Mas o Cambé conseguiu emplacar ontem a antecipação de sua estréia para as 11h do próximo domingo.