Fifa pode fazer Copa 2014 com 10 cidades-sedes

As 12 cidades escolhidas pela Fifa ainda não estão garantidas na Copa de 2014. Quem não estiver com tudo pronto até dezembro de 2012 ficará fora do mundial. A promessa é de intransigência nos prazos e muitos já apostam em um mundial com apenas 10 sedes.

A exigência foi feita pela Fifa durante o seminário com as 12 cidades-sedes, na semana passada. Ontem, os prazos e determinações da entidade foram revelados em encontro na Câmara Municipal de Curitiba, com a participação de vereadores, secretários e técnicos da prefeitura.

O cronograma da entrega dos projetos e conclusão das obras foi o principal assunto da reunião. “A Fifa já avisou que pode fazer a Copa em apenas 8 cidades. Inclusive, eles acreditam que duas não cumprirão os prazos e ficarão fora”, diz o vereador Mario Celso Cunha (PSB).

O alerta foi repetido por todos os representantes de Curitiba no seminário da Fifa, no Rio de Janeiro. “Há dúvidas sobre a viabilidade dos projetos das 12 cidades. Existe a desconfiança de que algumas podem não se adequar a tempo”, destaca Pedro Paulo, do PT.

Apesar da preocupação, as autoridades garantem que Curitiba cumprirá todos os prazos. “Dá tranquilidade saber que a construção do estádio já está em andamento. Outras cidades estão preocupadas com os projetos”, diz Algaci Túlio, do PMDB.

A Baixada está em obras para a conclusão do primeiro anel de arquibancadas. “A partir de 2011, o estádio ficará fechado por um ano, para se adequar às normas da Fifa. O Atlético terá que encontrar uma solução para seus sócios e donos de camarotes”, revela Ma9rio Celso.

Além do estádio, Curitiba quer entregar a tempo todas as obras de infraestrutura prometidas à Fifa. Inclusive o metrô. “Não haverá gasto com desapropriações e usaremos as caneletas de transporte já existentes. Existe viabilidade técnica para o metrô ser concluído dentro do prazo”, diz a engenheira Susana Costa, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano.

Voltar ao topo