FIA quer mudar tudo na Fórmula 1

São Paulo – Carros com pneus ?slick?, sem trambiques eletrônicos ou penduricalhos aerodinâmicos, motores V8, pilotos trocando as marchas mecanicamente tendo de usar o pé esquerdo na embreagem, escorregando nas curvas, sem controle de tração para ajudar. Equipes com freios e câmbios padronizados, podendo vender chassis e componentes para outros times, testes limitados, mais times, corridas melhores.

Essa é a Fórmula 1 que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) idealiza para o futuro próximo. A data está marcada: 2008. E para que isso tudo vire realidade, o novo regulamento que pretende revolucionar a categoria, jogando-a num túnel do tempo que recrie as corridas de 30 anos atrás, deve ser redigido e publicado ainda neste ano.

A FIA divulgou ontem em Indianápolis seu pacote de sugestões que entra imediatamente em discussão por todos os envolvidos na F-1.

Para a entidade, a categoria corre o risco de entrar em colapso nos próximos anos se não cortar seus custos. ?A F-1 está divorciada da realidade. Não podemos ser um campeonato de quem gasta mais dinheiro?, diz o longo texto que passou a circular entre chefes de equipe e diretores-técnicos.

E a FIA já antecipa: não pretende se vergar à ditadura dos engenheiros para escrever as novas regras: ?A melhor maneira é dizermos o que pretendemos e só então permitir que os técnicos façam suas sugestões?.

Há urgência na aprovação das medidas apontadas pela entidade, que nas últimas semanas realizou, em seu site na internet, uma pesquisa de opinião de âmbito mundial que teve nada menos do que 90 mil questionários respondidos por fãs espalhados pelo planeta. ?A verdade é que as seis grandes montadoras que hoje gastam juntas US$ 1,5 bilhão por ano poderiam gastar US$ 150 milhões e os resultados seriam os mesmos. A F-1 hoje é um enorme desperdício de dinheiro?, conclui a FIA. E é difícil tirar a razão da entidade.

Treinos começam em Indianápolis

São Paulo – Com previsão de pista seca durante todo o fim de semana, começam hoje os treinos para o GP dos EUA, em Indianápolis. É a nona etapa do mundial de F-1. Os carros começam a andar a partir das 13h de Brasília. A segunda sessão vai das 16h às 17h.

A corrida será disputada domingo a partir das 15h, mesmo horário do treino que define o grid, amanhã. A TV Globo não mostra a prova inteira, porque às 15h45 começa Brasil x México pela Copa das Confederações, na Alemanha.

O dia ontem foi de muita especulação no paddock de Indianápolis, sobre o futuro de alguns pilotos. Quem entrou na linha de frente da boataria foi David Coulthard, da Red Bull, que estaria bem cotado para correr pela BAR no ano que vem no lugar de Jenson Button, que vai para a Williams.

No ano passado, a vitória nos EUA foi de Michael Schumacher, com Rubens Barrichello em segundo e Takuma Sato completando o pódio em terceiro. Até a Minardi fez ponto, com Zsolt Baumgartner em oitavo. A prova foi marcada pelo acidente com Ralf Schumacher, que o tirou das pistas por três meses.

Voltar ao topo