Federer tenta o título que falta

Paris (AE) – Roland Garros começa a ser disputado hoje, em Paris. E a edição deste ano traz um desafio especial para o suíço Roger Federer, que já é apontado, por alguns especialistas, como o melhor tenista de todos os tempos. Para ele, o único título que falta é justamente o do torneio francês do Grand Slam.

Aos 25 anos, Federer já tem 48 títulos na carreira, sendo 10 em torneios do Grand Slam – no Aberto da Austrália, em Wimbledon e no US Open. Além disso, domina o ranking mundial há mais de três anos. Mas nunca venceu no saibro de Roland Garros.

O mais perto que Federer chegou foi na final do ano passado, quando ficou com o vice-campeonato. Na ocasião, perdeu para o espanhol Rafael Nadal, seu maior rival e grande especialista no saibro – está em busca do tricampeonato, em Roland Garros.

Mas parece que Federer nunca esteve tão perto de finalmente ganhar Roland Garros. Afinal, na semana passada, ele derrotou Nadal na final do Masters Series de Hamburgo, disputado também no saibro, chegando a fazer 6/0 no terceiro set da decisão.

?Não posso esconder que minha conquista na Alemanha me deu muito mais confiança?, avisou Federer, após ser campeão em Hamburgo. Mas Nadal não parece disposto a perder sua hegemonia em Paris. ?Ele (Federer) pode voltar a ganhar de mim no saibro, mas não quero que seja em Roland Garros?, disse o espanhol.

Na estréia, Federer terá pela frente o norte-americano Michael Russel. Depois, nas rodadas seguintes, terá como possíveis adversários o espanhol Juan Carlos Ferrero, o russo Mikhail Youzhny, o russo Marat Safin e o argentino Guillermo Cañas. Um confronto com Nadal poderá acontecer somente numa eventual final.

Assim como Federer, outros grandes nomes do tênis sempre escorregaram no saibro de Roland Garros. O norte-americano Pete Sampras, dono do recorde de 14 títulos de torneios de Grand Slam, foi um que jamais venceu em Paris. Igual sina perseguiu jogadores de incrível talento como John McEnroe, Boris Becker, Jimmy Connors e Stefan Edberg.

Estréia hoje

Paris (AE) – Único representante do tênis brasileiro no torneio de Roland Garros, o gaúcho Marcos Daniel vai estrear hoje na competição, diante do pouco conhecido francês Edouard Roger-Vasselin, número 145 do ranking. O jogo será na quadra 2, e deve começar por volta das 9h30 de Brasília.

Daniel passou pelo difícil qualifying de Roland Garros ao vencer, na partida decisiva o argentino Mariano Zabaleta. O Brasil esteve ameaçado de ficar de fora da competição pela primeira vez em 34 anos.

Este é o segundo ano em que Roland Garros começa em um domingo. A partida de abertura na quadra central terá Marat Safin diante de Fernando Vicente.

Voltar ao topo