Lançamento

Febre dos gamers, jogo Pro Evolution Soccer não tem jogadores da dupla Atletiba

Reprodução/Konami
Reprodução/Konami

Para euforia dos jovens – tá, e dos adultos também – fascinados por games, a produtora Konami lançou na terça-feira o jogo Pro Evolution Soccer (PES) 2017, um dos mais esperados da temporada. Rival da franquia Fifa, da americana Electronic Arts, o jogo japonês aposta numa melhora gráfica e em mais clubes licenciados. Neste ano, por exemplo, os vinte clubes que disputam o Brasileirão estão incluídos no jogo. Mas aí começam os problemas.

Os clubes são licenciados, os escudos estão lá, perfeitos, a CBF é licenciada e até o troféu está na sua forma original, incluindo os naming rights da Chevrolet, patrocinadora master do campeonato. Falta só um detalhe muito relevante: os nomes dos jogadores.

Como por conta de uma decisão da empresa, que viu risco de sofrer centenas de processos individuais de atletas, as negociações dos direitos de imagem (em resumo, permitir nome original e feição mais ou menos assemelhada no jogo) é entre jogadores e clubes.

Se o boleiro não topar, não tem ele no game. Ele vira um jogador falso, com as características do real mas sem o nome e as feições.

Aí pense numa escalação do Atlético assim: Coelho; Aguiar, Albuquerque, Arizmendi e Medeiros; Chaves, C. Nogueira, Bethancourt, L. Nogueira e Faria; Ataíde.

E o Coritiba com Faria; Andrade, Esteves, S. Domingues e N. Domingues; Melo, Castelo, Sotomayor e Peres; Cavalcante e Malafaia.

Só é possível reconhecer a maioria dos jogadores pela posição que o jogo indica – óbvio que Coelho e Faria, os goleiros da dupla, são Weverton e Wilson; o N. Faria, centroavante de ofício mas jogando pelo lado do campo no Atlético, é Walter (que nem no Furacão está mais); e o lateral-esquerdo Peres, titular do meio-campo do Coxa, é Juan. Só que jogar assim fica muito estranho.

O Atlético se manifestou através do diretor de marketing Mauro Holzmann. Ele afirmou que a ausência dos nomes reais é uma falha da Konami e que uma atualização irá corrigir o problema. Já o Coritiba não respondeu à reportagem.

E se preparem. O Fifa 17, que será lançado no dia 27 deste mês, terá o mesmo problema. Haja Peres, Faria e Aguiar pra engolir.