Evandro, Fernandinho e Rafinha convocados para Sub-20

A partida contra o Fluminense, no sábado, será a última de Rafinha com a camisa do Coritiba. Pelo menos até o final do Mundial sub-20 da Holanda – ele foi convocado para a seleção brasileira que disputará o torneio.

Além dele, foram chamados os paranaenses Fernandinho e Evandro, do Atlético. Para o jogador coxa, entretanto, é mais um degrau para o sonho de chegar à seleção principal.

Aos 20 anos, Rafinha chega ao auge da rápida carreira. "Estou muito feliz. A minha vida no futebol está começando e eu já vou disputar um Mundial. É uma coisa louca", comenta o lateral, ainda assimilando a convocação. Mesmo esperada, a presença na lista surpreendeu. "Eles passam primeiro para o clube, que depois nos avisa. Assim eu fiquei sabendo", conta.

Um dos destaques da seleção no Sul-Americano da Colômbia, que aconteceu em janeiro, Rafinha começou a atrair as atenções da imprensa, que começou a citá-lo como um dos possíveis laterais-direitos na mira de Carlos Alberto Parreira. O ex-técnico alviverde Antônio Lopes, com ótimo trânsito na CBF, chegou a afirmar que o jogador teria chances na seleção principal.

Mas ele garante que não pensa nesta possibilidade – pelo menos por enquanto. "Estou ainda no começo. Acho que preciso subir muito para realmente pensar na seleção principal. Só que eu fico sabendo do que comentam, do que a imprensa fala. E a citação de que eu poderia ser o substituto do Cafu me honra", afirma.

Além do sonho ‘canarinho’, Rafinha é alvo de outras notícias – a do interesse de clubes europeus em sua contratação. Para evitar o assédio, a diretoria do Coritiba e os procuradores do lateral definiram que ele fica no Alto da Glória, ao menos, até o final do ano. "O pessoal da Massa Sports fica encarregado de ver estas coisas, e eles me disseram que eu vou ficar no Coxa. Se dependesse de mim, eu ficaria para sempre", diz.

Rafinha ficará de fora de cinco jogos do Coritiba no Brasileiro – contra Juventude, Vasco, Paraná, Goiás e Paysandu. "Vou voltar na semana do Atletiba", avisa. A apresentação da equipe será dia 23 de maio, às 10h, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e de lá todos seguirão para a Granja Comary, em Teresópolis, onde ficarão treinando até o dia 4 de junho. O Brasil ficará no Grupo F, com sede em Emmen, ao lado de Suíça, Coréia e Nigéria. O lateral deve voltar apenas no início de julho. "É uma perda grande para o time", reconhece o técnico Cuca.

"Remendados" não preocupam

Por mais assustadores que os choques sofridos por Alexandre e Reginaldo Nascimento tenham sido, os dois ‘remendados’ não são problemas para o Coritiba. O meia-atacante, que levou doze pontos no lábio, volta a treinar esta tarde, e deve ser escalado contra o Fluminense. O capitão, entretanto, está suspenso e nem viaja para Volta Redonda.

Alexandre levou azar por duas vezes – primeiro, foi atingido por Fabão; depois, caiu com a rosto no chão, agravando ainda mais o corte. "Ele está com uma ferida grande na boca, e foi feita uma sutura ainda no Morumbi", explica o médico William Yousef. "Eu passei os últimos dias só no canudinho", brinca o jogador, que não pode sequer falar direito.

Hoje, ele fará um treino físico, para saber se o corte vai incomodá-lo. "A gente vai colocá-lo para correr, até para sentir qual será a reação dele durante o exercício", explica Yousef. Mas a expectativa é que Alexandre treine normalmente e amanhã já participe do treino tático. O técnico Cuca espera contar com ele. "Ele era uma opção boa, e que nós contamos só por alguns minutos", lamenta.

Nascimento participou do lance mais forte do jogo. Em um choque com Luizão, os dois bateram cabeça com cabeça – o capitão teve um pequeno corte no rosto (foram necessários três pontos) e o centroavante são-paulino acabou ficando com uma lesão grande, levando dezoito pontos na face e preocupando muito o departamento médico tricolor. Outro jogador coxa no departamento médico é o goleiro Fernando, que está com uma tendinite no ombro – mas a previsão é que ele treine amanhã. E Marquinhos, que esperava enfrentar o Fluminense, não terá condições de jogar no sábado, voltando apenas contra o Juventude.

Voltar ao topo