Eurico é condenado a seis meses de prisão por agressão

Rio – O presidente do Vasco, Eurico Miranda, foi condenado ontem a seis meses de detenção – pena convertida em multa de R$ 12 mil – por ter agredido o jornalista Carlos Monteiro, após a derrota de seu clube para o Flamengo, na final do Campeonato Carioca de 2004.

A decisão, por unanimidade, foi determinada pela 1.ª Turma Recursal Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e, de acordo com o advogado da vítima, Luiz Roberto Leven Siano, o dirigente não tem o direito a impetrar recurso contra a pena.

?Como é uma decisão de segunda instância do Juizado Especial, o Eurico só poderia ter sucesso ao recorrer ao Superior Tribunal Federal (STF) se a pena tivesse ferido algum artigo da Constituição Federal, o que não ocorreu?, explicou o advogado. ?Ele ainda pode ir ao STF, mas terá que pagar primeiro ou ficar preso por seis meses, porque a sentença é definitiva. Não foi editada em trânsito julgado.?

No processo, o jornalista, na época repórter do jornal carioca O Dia, relatou que foi agredido, no Maracanã, após perguntar a Miranda o que faria com o chope encomendado para a festa. Durante a semana que antecedeu à decisão, o presidente do Vasco havia dito que encomendou 30 mil litros de chope para celebrar o título, mas sua equipe foi derrotada, por 3 a 0.

Miranda foi condenado tendo por base o artigo n.º 129 do Código Penal – ofensa à integridade corporal ou saúde de outrem. A pena mínima prevista era de três meses e máxima de um ano de detenção. Por entender que o presidente vascaíno possui maus antecedentes, o único benefício concedido foi a possibilidade de a pena ser convertida em multa de R$ 12 mil, a ser paga em favor de Monteiro.

?O Eurico foi condenado e tecnicamente perdeu sua primariedade ante a Justiça. Agora, é um condenado criminal?, completou Leven Siano.

Sampa seca o Peixe pela televisão

São Paulo – Hoje é dia de ?Sessão da Tarde? no São Paulo. Na programação, porém, nada de filme. Os jogadores, cada um ao seu modo, vão fazer questão de assistir – e torcer contra – ao líder Santos, que enfrenta o Juventus, no Pacaembu. Afinal, um tropeço santista é tudo com que os são-paulinos sonham para voltar diretamente à briga do título do Campeonato Paulista.

O atacante Thiago entrega: ?Claro que temos de fazer nosso dever, que é vencer os quatro jogos que restam, mas dar uma secadinha nunca é ruim, né. Também já serve para analisar o time do Santos, que será nosso adversário no outro domingo?.

Voltar ao topo