Estréia do Estadual continua ameaçada

Faltando menos de uma semana para a bola rolar, os clubes ainda trabalham para deixar seus estádios em ordem para o Campeonato Paranaense 2008. Quem não cumprir as exigências da Federação Paranaense de Futebol – FPF – até 72 horas antes do primeiro jogo em casa pode ser impedido de estrear diante da torcida. Confira os horários e locais das duas primeiras rodadas no quadro.

Ontem, a Comissão de Vistorias da FPF enviou à Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – Crea – um relatório elaborado após visita a todos os estádios indicados pelos clubes. Agora, cabe às autoridades verificar o cumprimento das exigências feitas pela comissão.

Os seis times que jogam em casa na próxima quarta-feira, dia 9 – J. Malucelli, Paraná, Rio Branco, Paranavaí, Adap Galo e Cascavel – têm até domingo para se adequarem. Para Coritiba e Cianorte, que estréiam na quinta-feira, dia 10, o prazo se encerra na segunda. ?Os estádios que não cumprirem as exigências serão interditados e indicaremos outros para os clubes mandarem suas partidas?, avisa o presidente da comissão, Reginaldo Cordeiro.

Todos os 18 estádios vistoriados necessitam de ajustes, mas em alguns deles a situação é crítica. Para a 1.ª rodada, o que mais preocupa é o Albino Turbay, em Cianorte. Uma das exigências é a construção de uma nova arquibancada para acomodar a torcida visitante. Arquibancadas tubulares estão vetadas pelo Estatuto do Torcedor. No Albino Turbay, em 2006, um acidente envolvendo as arquibancadas tubulares feriu mais de 20 torcedores.

?O presidente Hélio Cury marcou o jogo do Cianorte para quinta-feira, para dar mais um dia a eles. Me informaram que está sendo construída uma arquibancada metálica, que precisa ser verificada. Se não der tempo, vamos indicar o Willie Davids, em Maringá?, revela Cordeiro.

A situação do Estádio José Garbelini, em Cambé, casa da Portuguesa, também é complicada. Ele não tem arquibancada isolada para a torcida visitante, o alambrado tem que ser refeito e os vestiários estão interditados, devido a infiltrações e problemas elétricos. A Lusinha só estréia em casa na 3.ª rodada, no dia 17 de janeiro, o que dará ao clube um prazo maior. Mas o jogo é contra o Coritiba e a expectativa de um grande público preocupa. O jogo pode ser transferido para o Estádio do Café, em Londrina.

Segundo Reginaldo Cordeiro, a comissão não cederá em suas exigências. ?Para alguns itens menos urgentes, podemos dar uma tolerância maior, até a terceira ou quarta rodada. Mas vamos bater pesado na parte de estabilidade das construções, exigências dos bombeiros e tudo que se relacionar à segurança e conforto dos torcedores?, garante.

Voltar ao topo