Espanha derrota Portugal nos pênaltis e vai à decisão

Após um empate por 0 a 0, no tempo normal e na prorrogação, a Espanha bateu Portugal por 4 a 2, nos pênaltis, e se classificou para sua segunda final consecutiva da Eurocopa.

Portugal e Espanha começaram o confronto com mudanças. Sem opções satisfatórias para o ataque, os técnicos Paulo Bento e Vicente del Bosque apostaram nos suplentes Hugo Almeida e Negredo.

Nem o domínio da bola a Espanha teve. Portugal endureceu o duelo para os rivais espanhóis: 56% de posse não representam o padrão da atual campeã mundial.

Assim, uma etapa inicial sem grandes chances de gol foi vista na Arena Donbass. Além de não deixar a Espanha jogar, Portugal finalizou mais no primeiro tempo. Foram quatro conclusões portuguesas contra três espanholas.

Na volta do intervalo, Del Bosque demorou, mas mostrou incômodo com a apatia de sua seleção. Antes dos 20 minutos, já havia feito duas alterações: Fábregas e Navas entraram nos lugares de Negredo e David Silva.

Portugal ainda chutava mais à meta do que os adversários espanhóis. No entanto, as conclusões eram falhas e pouco assustavam Casillas.

Cristiano Ronaldo era participativo e, no fim do tempo normal, teve uma boa oportunidade de classificar os portugueses. Porém, o arremate do atacante saiu por cima da meta espanhola. Assim, as duas seleções continuaram a disputa pela vaga na final na prorrogação.

Na primeira parte do tempo extra, a partida permanecia truncada e nervosa. Já aos 13min, Iniesta quase marcou após bela trama pela esquerda do ataque espanhol. Rui Patrício fez uma bela defesa e evitou o tento.

No segundo período da prorrogação, a Espanha procurou mais o gol que lhe daria a classificação. Só que Portugal soube se defender com maestria e levou a decisão para os pênaltis.

Cristiano Ronaldo nem precisou fazer a sua cobrança, pois Bruno Alves e João Moutinho desperdiçaram seus pênaltis. Pela Espanha, Xabi Alonso foi o único a errar.

Os portugueses Pepe e Nani converteram as penalidades. Os espanhóis Iniesta, Piqué, Sergio Ramos e Fábregas, por último, também acertaram.

O adversário da Espanha sairá do confronto entre Itália e Alemanha, amanhã, às 15h45 (de Brasília).

Voltar ao topo