Equador derrota o Brasil no Maracanã e vai às semifinais do futebol

Definidas neste sábado as semifinais do torneio masculino de futebol dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007. Na terça-feira, dia 24, Jamaica e México abrem a disputa pela vaga na decisão, às 15h30, no Maracanã. No mesmo estádio, às 19h, Bolívia e Equador farão a outra semifinal.

No Grupo A, o Equador conseguiu a vaga ao vencer o Brasil por 4 a 2. A equipe brasileira precisava apenas do empate para seguir adiante na competição, mas partiu com tudo para a vitória. Aos 36 minutos, após bela jogada de Rafael, Júnior fez 1 a 0 para o Brasil. Mas o time equatoriano não se abalou e saiu para o jogo. Aos 44, Edmundo Zura deixou Montero na cara do gol e o atacante não vacilou: 1 a 1.

Na segunda etapa, logo a 1 minuto, a zaga do Brasil falhou e Edmundo Zura virou o jogo. O gol abalou os brasileiros, que partiram afoitos para o ataque e viraram presa fácil para a velocidade dos atacantes equatorianos. Em um desses contra-ataques, Montero, aos 16 minutos fez 3 a 1. A situação piorou de vez para o Brasil quando Rafael Forster foi expulso infantilmente, aos 24 minutos, por revidar uma falta. Ainda assim, os brasileiros ensaiaram uma reação, quando Alex diminui aos 25. Mas, bem postado na defesa e veloz nos contra-ataques, era o Equador que criava situações seguidas de gol. Até que, aos 40 minutos, Pablo Ochoa não desperdiçou. Equador 4 a 2, classificado para as semifinais e Brasil fora da disputa por medalhas.

A equipe boliviana se classificou ao vencer a Venezuela por 2 a 0 e terminar o Grupo B em primeiro lugar. O México, segundo do grupo, conseguiu a vaga por terminar a primeira fase como o melhor segundo colocado. Os jamaicanos golearam o Haiti e terminaram o Grupo C em primeiro lugar. Os argentinos, favoritos da chave, foram eliminados da competição sem conseguirem vencer nenhuma partida.

Bolívia e México entraram em campo precisando da vitória para garantir a classificação às semifinais. E as duas seleções não deram chance ao azar. Os bolivianos resolveram o jogo contra os venezuleanos logo no primeiro tempo, com dois gols de Juan Fierro. No segundo tempo, a equipe da Bolívia administrou o resultado e segurou a ponta do Grupo B. No outro jogo da chave, os mexicanos sofreram um pouco mais. A equipe dos Estados Unidos segurou o 0 a 0 até os 30 minutos do segundo tempo, quando Rodolfo del Real abriu o placar para o México. Três minutos depois, Alejandro Esqueda aumentou a vantagem e deu números finais ao jogo. Dois a zero para os mexicanos.

No Grupo C, a Jamaica passou por cima do Haiti. Quatro a zero e a classificação assegurada para as semifinais. James Thomas abriu o marcador logo aos 2 minutos. Aos 18, John-Ross Doyley aumentou. Ainda no primeiro tempo, Daley fez 3 a 0, aos 26. Ricardo Cousins, aos 23 da segunda etapa, encerrou a goleada. No outro jogo da chave, a Colômbia precisava da vitória contra a eliminada Argentina para manter as chances de classificação. Mas o empate em 0 a 0 frustrou as expectativas colombianas. Quanto aos argentinos, foi uma despedida melancólica dos atuais campeões pan-americanos. Em três jogos, a Argentina não conseguiu nenhuma vitória.

Voltar ao topo