‘Encontramos nossa maneira de jogar’, diz Kobe Bryant

Considerado favorito ao título da NBA antes mesmo do começo desta temporada, ao lado do Boston Celtics, o Los Angeles Lakers começou bem sua trilha em busca do 15.º título de sua história com uma vitória convincente sobre o Orlando Magic por 100 a 75, na quinta-feira, no Staples Center, em Los Angeles.

O que foi comemorado pelo técnico Phil Jackson e pelo ala/armador Kobe Bryant não foi a vantagem de 1 jogo a 0 na série melhor-de-sete, e sim a tão sonhada consistência da equipe nos playoffs, o que parecia impossível até a metade da final da Conferência Oeste diante do Denver Nuggets. “Finalmente encontramos nossa maneira de jogar”, comemorou Bryant, cestinha do primeiro jogo com 40 pontos.

Durante os playoffs dessa temporada, o Lakers foi criticado por jogar de maneira displicente, principalmente na semifinal do Oeste diante do Houston Rockets, que, mesmo sem o chinês Yao Ming – fraturou o pé esquerdo no terceiro jogo -, só conseguiu eliminar o adversário no sétimo jogo. “Passamos por momentos complicados e foi necessário modificar a equipe para que jogasse com mais intensidade”, comentou Phil Jackson.

Jackson, que possivelmente irá se aposentar ao término das finais, fez uma modificação vital em sua equipe ao colocar Lamar Odom na reserva, dando oportunidade para Trevor Ariza.

Isso não só ajudou Ariza a ganhar confiança, assim como elevou a motivação de Odom, que fechou o primeiro jogo da final da NBA com 14 rebotes e neutralizou Rashard Lewis, do Orlando Magic. “Entendi a decisão do técnico de me colocar na reserva”, disse Odom, que completou: “Quero é ajudar a equipe da melhor forma possível. Seja como titular ou como um jogador que sai do banco e entra para modificar o clima de um jogo”.

Voltar ao topo