Empurrado por 112 mil, Alonso é pole na Espanha

Fernando Alonso levou 112 mil pessoas ao Circuito da Catalunha para o treino que definiu o grid do GP da Espanha. E o espanhol não decepcionou seus convidados: fez sua primeira pole em casa, a segunda neste ano e a 11.ª na carreira.

"Estou muito feliz por essa conquista inédita e o clima aqui está ótimo, tanto para mim quanto para a equipe", festejou o piloto, que corre pela primeira vez diante de seu público com o status de campeão mundial.

Líder do campeonato, Alonso vem de dois segundos lugares consecutivos. Duas provas em que a Renault foi driblada pela estratégia da Ferrari, que levou Michael Schumacher ao topo do pódio. Para a sexta corrida do ano, com largada prevista para as 9 horas (de Brasília), o asturiano tem a seu favor a boa posição do companheiro de equipe, Giancarlo Fisichella. O italiano larga em segundo, entre o atual campeão e Michael Schumacher, e terá papel fundamental na tática da escuderia francesa.

Dona da segunda fila, a Ferrari aposta no bom ritmo de corrida para chegar à terceira vitória consecutiva. "O carro tem se comportado muito bem durante as provas e é nisso que nos concentramos. Estou em terceiro e largo na parte limpa da pista, o que também pode me ajudar", afirmou Schumacher.

Felipe Massa parte ao lado do companheiro de equipe e também mostrou otimismo após o treino. "Será uma briga emocionante com a Renault", prevê o piloto, que garante: fará tudo para estragar a festa dos "alonsomaníacos". "É para isso que trabalhamos", brincou.

Mais familiarizado com a nova equipe, Rubens Barrichello larga em quinto. O piloto da Honda divide a terceira fila com Ralf Schumacher, da Toyota. Jenson Button, companheiro de equipe do brasileiro, sai apenas em oitavo.

A grande decepção de ontem, mais uma vez, foi a McLaren. Colocada como favorita à vitória na pista catalã, onde faz a grande maioria de seus testes, a escuderia não foi além de um nono lugar, com Kimi Raikkonen. Juan Pablo Montoya fez ainda pior: sequer entrou na disputa da superpole e larga em 12.º.

Quem também não teve motivos para comemorar foi David Coulthard, que completa hoje seu 200.º GP. O escocês da Red Bull rodou em sua volta de aquecimento e larga apenas em 21.º, pior posição de sua carreira.

Voltar ao topo