Empate do Furacão causou impacto na classificação

Apesar do resultado não ter sido ruim, o empate em Salvador causou impacto na classificação. O Atlético caiu para a 4.ª colocação e viu a vantagem para o 5.º colocado – no caso o Goiás – atingir uma marca nada confortável. Agora são apenas três pontos e um deslize na próxima rodada, aliado a nova vitória do time goiano, pode tirar o Rubro-Negro do G4. Com um agravante: o Furacão, ao que tudo indica, não mais atuará em Curitiba pelo Campeonato Brasileiro.

Por ações impensadas de seu torcedor, já perdeu três mandos de campo. Os jogos contra Internacional e São Paulo serão na Arena Joinville, mesmo destino que deve ter o duelo com o Náutico. Na condição de reincidente, o Atlético também foi denunciado por incidentes no Serra Dourada, em jogo frente ao Goiás, e deverá receber nova punição. Assim, teria que disputar todos os seus sete jogos restantes longo da Vila Capanema, seu ‘alçapão’ nesta temporada.

Uma situação delicada diante da queda de desempenho do time, exatamente num momento em que Goiás e Vitória estão em ascensão. Há apenas duas rodadas, a vantagem do Atlético para o 5.º colocado chegou a ser de oito pontos. ‘Temos que valorizar muito esse ponto conquistado frente ao Bahia, pois não é fácil jogar com um a menos. Estamos no G4 e é o que importa’, disse Luiz Alberto, que ontem foi o capitão do time.

Na briga pela Libertadores, o Atlético segue trabalhando com duas frentes. Além de estar no G4 da Série A, o Rubro-Negro tem ainda a possibilidade de se garantir via Copa do Brasil. No torneio mata-mata, o time de Vagner Mancini encara o Grêmio, com o primeiro duelo programado para esta quarta-feira, na Vila Capanema. O Goiás, que hoje é o 5.º, também segue na briga nas duas frentes, encarando o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil.

Caso um time do G4 conquiste o torneio nacional, o 5.º colocado vai também para a Libertadores. Isso, é claro, caso São Paulo ou Ponte Preta não conquistem a Copa Sul-Americana. Os dois clubes brasileiros avançaram para as quartas de final. Enquanto o São Paulo encara o Atlético Nacional-COL, a Ponte Preta enfrenta o Velez Sarsfield-ARG.