Em jogo título mundial de boxe

Faltam apenas sete dias para o duelo entre os pugilistas Acelino Popó Freitas e o mexicano Juan Diaz, atual campeão mundial na categoria Leve pela Associação Mundial de Boxe (AMB). Esta será a primeira defesa do cinturão de campeão mundial pela Organização Mundial de Boxe, que Popó reconquistou em abril de 2006, em combate contra o norte-americano Zahir Raheem. A luta acontecerá na noite de 28 de abril (dia 29 no Brasil, pelo horário de Brasília), no Resort Foxwoods, em Mashantucket, Estados Unidos, e será transmitida pela rede de TV americana HBO.

Com a vitória, Popó unificará os dois cinturões e será o único brasileiro a ganhar por cinco vezes títulos de campeão mundial. O pugilista está otimista e confiante. ?Estou treinando há quatro meses para trazer os dois cinturões para o Brasil. O meu objetivo agora é unificar os títulos da Organização e da Associação Mundial?, explica. Após esta disputa, Popó tentará unificar o cinturão do Conselho Mundial de Boxe. ?Ter um cinturão do Conselho é hoje o meu maior sonho.?

Treino – Popó está em treinamento intensivo desde final de janeiro. A rotina diária de exercícios aeróbicos e treinos é realizada com os técnicos Ulisses Pereira e Oscar Suarez, que começou em Salvador.

Em 11 de março, o lutador e toda a sua equipe viajaram para Porto Rico, onde cumprem a segunda etapa da preparação até a próxima segunda-feira, quando o grupo segue para os Estados Unidos e se hospeda no hotel da luta, em Mashantucket.

Carreira vitoriosa – Popó tornou-se campeão mundial de boxe na categoria Super Pena pela Organização Mundial de Boxe quando iria completar 24 anos, em agosto de 1999. Em janeiro de 2002, Popó venceu o cubano naturalizado americano Joel Casamayor pela unificação dos títulos dos Super Penas da Organização e Associação Mundial de Boxe. Depois de doze disputas na categoria Super Pena, o pugilista retornou ao peso Leve, em janeiro de 2004, e levou para casa o título de campeão dos Leves pela Organização Mundial de Boxe.

Acelino Popó Freitas, 31 anos, campeão mundial pela quarta vez, tem em seu cartel 39 lutas, com 38 vitórias, sendo 32 por nocaute.

Juan Diaz, o Baby Bull, tem 23 anos e defende pela quinta vez o título mundial. Seu cartel tem 31 lutas vitoriosas, com 15 nocautes.

Voltar ao topo