Egito é 1º rival do Brasil na busca pelo ouro olímpico

O Brasil inicia amanhã, mais uma vez, uma nova busca pelo único título que o futebol masculino do país não possui. Com o santista Neymar como grande estrela da equipe, a seleção olímpica enfrenta o Egito, em Cardiff, no País de Gales, às 15h45 (de Brasília), pela abertura do Grupo C da competição.

Maior vencedor de Copas do Mundo, o Brasil se ressente por nunca ter conquistado o ouro olímpico, ao contrário dos tradicionais rivais sul-americanos Uruguai e Argentina. Por duas vezes, a seleção ficou perto da conquista, mas acabou sendo batida nas finais dos Jogos de Los Angeles-1984 (2 a 0 para a França) e Seul-1988 (2 a 1 para a União Soviética.

Nos Jogos de Atlanta-1996 e Pequim-2008, o Brasil também chegou ao pódio, mas ficou com a medalha de bronze em ambas. Craques consagrados e campeões mundiais como Taffarel, Dida, Jorginho, Aldair, Bebeto, Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho, entre outros, falharam na tentativa de alcançar o ouro.

Agora, é a vez de uma geração promissora liderada por Neymar e com jovens talentosos como o volante Rômulo, os meias Oscar e Ganso e os centroavantes Leandro Damião e Alexandre Pato. O grupo é reforçado por três estrelas do futebol europeu acima da idade olímpica de 23 anos: o defensor Thiago Silva, o lateral esquerdo Marcelo e o atacante Hulk.

 

Comandados pelo técnico Mano Menezes, as estrelas olímpicas sabem que a conquista do ouro vale não apenas pelo ineditismos, mas também para reafirmar a base do atual grupo como a futura seleção principal do Brasil na Copa-2014 em solo nacional.

 

“É uma experiência que vamos levar para o resto de nossas vidas”, afirmou Neymar, principal esperança de gols do Brasil e já tratado como ídolo mundial pela imprensa nacional e estrangeira. E os atletas mais experientes que estiveram na campanha do bronze em Pequim sabem que a pressão pelo ouro é forte, já que o Brasil é considerado favorito nos Jogos de Londres.

“Já participei de uma edição, mas a maioria dos meus companheiros não. Agora eles estão vendo como é o clima da competição e o orgulho de representar o país”, disse Marcelo, do Real Madrid. Ele e o zagueiro Thiago Silva, ex-Milan e negociado ao Paris Saint-Germain.

Após perder o goleiro Rafael Cabral, cortado ontem após se machucar em um treino, Mano escolheu Neto, da Fiorentina, como novo titular da posição. O Brasil jogará com três atacantes -Neymar e Hulk estão garantidos, enquanto Leandro Damião e Alexandre Pato disputam a vaga de centroavante.

“Os jogadores já estão bem conscientes da grandeza de representar a seleção brasileira”, afirmou o treinador.

No último confronto com o Brasil, há pouco menos de um ano, o Egito conseguiu um empate por 1 a 1 na primeira fase do Mundial sub-20, na Colômbia -o time brasileiro acabou campeão do torneio. Oito atletas egípcios que estiveram naquela competição foram convocados para os Jogos de Londres.

“É um time de muita movimentação e veloz mesmo”, afirmou Mano. “Os jogadores sabem o que vão enfrentar, e tudo depende da nossa competência.”

Além do Egito, o Brasil ainda vai enfrentar Belarus, domingo, e Nova Zelândia, quarta-feira, na primeira fase do torneio olímpico.