Edição 2011 do Rali Dacar festeja seus campeões

Opiloto do Catar Nasser Al-Attiyah e o alemão Timo Gottschalk (Volkswagen) conquistaram, pela primeira vez na carreira, o título do Rally Dacar, depois de chegarem em segundo lugar da 13.ª e última etapa, um trecho cronometrado de 181 quilômetros entre as cidades de Córdoba e Buenos Aires.

“Significa muito ganhar um Dacar para mim, meu povo, meu país e meu time. É uma grande vitória. Nós demonstramos que temos a equipe mais forte do mundo”, disse o catariano.

No último dia de competições, Al-Attiyah e Gottschalk chegaram atrás apenas dos vencedores do rali em 2010, os espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz (Volkswagen), que completaram o percurso em 1h16min08s, 38 segundos mais rápidos que os pilotos do Catar e da Alemanha.

Sainz e Cruz ficaram em terceiro na classificação geral. Os vice-campeões foram o sul-africano Giniel de Villiers e o alemão Dirk von Zitzewitz (Volkswagen), campeões em 2009 e que terminaram a 13.ª etapa na quarta posição.

Os brasileiros Guilherme Spinelli e Youssef Haddad (Mitsubishi) foram os sétimos colocados do dia e encerraram o Dacar na nona posição na soma dos pontos.  Os outros representantes do País no rali, Marlon Koerich e Emerson Cavassin (Mitsubishi) ficaram em 15.º na etapa e em 12.º no geral.

Piloto russo vence nos caminhões

Depois de um acirrado revezamento na liderança dos caminhões com Firdaus Kabiorv, a 13.ª etapa do Rally Dacar coroou o defensor do título Vladimir Chagin, que chega a sétima conquista.

O russo se torna o maior vencedor de etapas e o recordista de títulos após 33 edições da prova. Kabirov teve que se contentar novamente com o vice e o triunfo na especial entre Córdoba e Buenos Aires, Argentina.

Ao lado de Sergey Savostin e Ildar Shaysultanov, Chagin foi o melhor em sete dos treze estágios, assegurando ainda o recorde de 63 vitórias no maior rali do mundo, desbancando Stéphane Peterhansel, dos carros.

Com 31min19 à frente, Chagin largou para não cometer erros nos 181 quilômetros cronometrados do dia. Kabirov acelerou forte no percurso, mas só conseguiu arrancar 1min15 de vantagem.

No quadro geral, o domínio russo da Kamaz foi completado com Eduard Nikolaev em terceiro lugar. Ilgizar Mardeev e Franz Echter, quarto e quinto colocados, respectivamente, fecharam os cinco primeiros no tempo acumulado.

Espanhol Marc Coma é tricampeão

O piloto espanhol Marc Coma, da KTM, conquistou neste sábado, pela terceira vez na carreira, o título do Rally Dacar entre as motos, após ter completado a 13.ª e última etapa, com um trecho cronometrado de 181 quilômetros entre as cidades argentinas de Córdoba e Buenos Aires, na quinta posição.

Coma, que já havia sido campeão em 2006 e 2009, foi 2min16s mais lento que o holandês Frans Verhoeven (BMW), vencedor do dia, e 1min32s mais lento que o  francês Cyril Despres (KTM), quarto colocado do dia.

Mesmo assim, o espanhol  conseguiu se impor em 15min04s na soma dos tempos sobre  Despres, que foi o vice-campeão. O domínio dos dois pilotos foi grande, já que o terceiro colocado geral, o português Helder Rodrigues  (Yamaha), teve 1h40min20s de desvantagem para Coma.

O brasileiro Jean Azevedo (KTM) conquistou um bom  terceiro lugar na última etapa, chegando a apenas 19 segundos de Verhoeven, e ficou em sexto na soma dos tempos.

Azevedo foi o melhor

Com o terceiro lugar na última etapa do Rali Dacar e o sétimo no tempo acumulado, Jean Azevedo é o dono do melhor desempenho brasileiro na competição. O resultado ainda rendeu o tricampeonato na categoria Motos Super Produção acima de 450 cilindradas, repetindo o feito de 2003 e 2005.

Com o tempo de 1h25min26, Jean completou o trecho cronometrado de 181 quilômetros entre Córdoba e Buenos Aires, Argentina. A vantagem do vencedor do dia, Frans Verhoeven foi de apenas 19 segundos para o brasileiro.

‘Estou muito contente com o meu resultado. Estou há três anos sem competir na categoria Motos e conquisto a sétima posição na geral, além de conquistar pela terceira vez uma categoria‘, contou.

Após 9.500 quilômetros percorridos, apenas 205 dos 407 veículos que largaram de Buenos Aires em 1.º de janeiro completaram os 13 estágios. ‘Foi um rali muito duro, de longas quilometragens por dia e muita horas em cima da moto. Com certeza chegar entre os dez primeiros é motivo de muita comemoração‘, acrescentou Jean.

Desde 2008, Jean compete no Brasil na categoria Carros, tendo conquistado o tricampeonato nacional. Nesta edição, um acordo entre ele e a equipe Petrobras Lubrax o colocou de volta sob as duas rodas.

Sua vaga nos carros foi passada para Marlon Koerich. Ao lado do navegador Emerson ‘Bina‘ Cavassin, o único estreante brasileiro foi o 14.º na classificação geral e o vencedor da categoria Rookie Challenge.