Duque de Caxias a um passo do mundial

No Brasil como em qualquer país do mundo o esporte fascina multidões. Uns gostam de rúgbi, outros esqui, alguns basquete, equitação, vôlei, futebol. Enfim, parece que o esporte se torna uma magia atraente que nos projeta a rompermos com nossos próprios limites quando essa atração vira paixão.

Em 2006 acontecerá um evento a que dificilmente as pessoas ficarão alheias, seja qual for o seu esporte preferido. Trata-se da Copa do Mundo de Futebol, cujo país sede será a Alemanha, cujas tradições consagraram para o mundo não só grandes equipes como jogadores.

Estamos assistindo jogos eliminatórios para a grande disputa. O mundo se mobiliza em torno dos preparativos para o acontecimento, desde o cultivador da grama até o turista que sonha ver ao vivo sua equipe brilhando.

Há outros que preferirão assistir comodamente de sua poltrona os melhores lances com riqueza de detalhes. A garantia dessa imagem também requer muito trabalho e tecnologia.

Na fascinante diversidade de esportes há um grupo de brasileiros que nem pensa em concorrer com a Copa, mas já garantiu sua ida para o país do futebol em 2006; a Alemanha. Trata-se de um seleto grupo de jogadores de punhobol. Por certo você está perguntando: punhobol? Isso mesmo, punhobol nasceu na Grécia e remonta dos anos 40s antes de Cristo, mas foram os alemães que o tornaram popular. Joga-se num campo de grama medindo 20m x 50m dividido ao meio por uma fita. A bola pesa 250 gramas e pode tocar até duas vezes no campo antes de passar para o campo adversário. As posições são fixas e não há rodízio de jogadores, que são em número de cinco para cada equipe.

Em Curitiba existem alguns clubes que praticam o punhobol. Um deles é o Clube Duque de Caxias, cujas origens fundadoras se misturam com a colonização alemã em nossa região por volta de 1824 e em cuja bagagem veio o amor pelo atletismo e o punhobol.

A Duque, como é conhecido, possui centenas de troféus conquistados em campos brasileiros e no exterior, e para repetir essa história, uma equipe da categoria adulta conquistou o título de campeã sul-americana, disputa realizada nos dias 12 e 13 de novembro em Llanquihue no Chile. Com isso, irá representar o Brasil no Campeonato Mundial Interclubes a ser realizado na cidade de Ausborn, norte da Alemanha, em julho de 2006.

Pela primeira vez na história do clube uma equipe de punhobol conquista esse direito. Para isso o trabalho praticamente não pára, mesmo porque em 2006 será realizado em agosto na Suíça o IV Campeonato Mundial Adulto Feminino e algumas atletas da Duque estão entre as selecionáveis do escrete brasileiro. O primeiro treino da seleção será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro na Duque.

Ao que tudo indica, as atletas da Duque não terão férias, já que irão enfrentar, tanto no mundial interclubes como no de seleções, as atletas consideradas as melhores do mundo. Tudo isso é considerado como fator motivante para as atletas, segundo dirigentes do clube, que acreditam na capacidade de suas jogadoras e a conquista do título será conseqüência da seriedade e perseverança com que se dedicam nos treinos.

Voltar ao topo