Perigo

Dupla Atletiba só pensa em escapar do rebaixamento

Apreensão tomou conta dos torcedores de Atlético e Coritiba nesta reta final de Brasileirão. Após os tropeços do fim de semana (o Rubro-Negro empatou em casa com o Cruzeiro e o Coxa foi goleado fora pelo Santos), os clubes paranaenses entraram definitivamente na briga para não cair à Série B.

Eles ainda só dependem de seus próprios esforços, mas terão que usufruir da força do mando de campo para se safar do risco de descenso. A situação do Atlético é um pouco menos preocupante que a do rival Coritiba, mesmo que o clube do Alto da Glória esteja melhor classificado no momento. Isso porque a distribuição dos jogos na tabela auxilia o time da Baixada.

O Furacão encara o Botafogo, na Arena, e poderá acabar com a agonia vivida pela torcida já no domingo. Para isso basta ganhar do time carioca. Chegando aos 47 pontos e a sua 13.ª vitória, ele não poderia mais ser alcançado pelo Alvinegro carioca em número de vitórias e, por isso, poderia comemorar a permanência na Série A.

Dos clubes que lutam contra o rebaixamento, o Rubro-Negro é o único que pode se livrar do risco de degola vencendo no domingo. Essa vantagem em relação aos demais rivais também é revelada pelos sites especializados Chance de Gol e Infobola. Para eles o risco de queda do Atlético chega aos 12%, em média, e 16% para o Coritiba.

Portanto, domingo é o Dia D para o Furacão.

Motivação

Nesta semana que antecede o jogo mais importante do Atlético na temporada, o departamento de futebol lançou uma cartilha motivacional chamada de “Agenda Positiva”, que foi distribuída aos funcionários, jogadores, comissão técnica e diretoria. Nela solicita-se comprometimento total ao Atlético neste período que definirá o futuro do clube no campeonato nacional (quadro).

De acordo com Ocimar Bolicenho, a ideia dessa cartilha é promover um ambiente de união e elevar o astral nas dependências rubro-negras. Falar em rebaixamento, por exemplo, é proibido.

Perguntado se estão agendadas palestras motivacionais ou bate-papo com psicólogos na semana, o diretor afirmou que “não há nada programado”. Segundo ele será mantida a mesma rotina da semana anterior, inclusive com o início da concentração marcada para quinta-feira. “Vamos apenas intensificar os treinamentos técnicos e táticos”, comentou o diretor.

Incentivo financeiro aos jogadores rubro-negros, como o aumento no valor dos bichos, também foi descartado neste momento. Extra-oficialmente comenta-se que o clube já havia elevado o valor dos cachês pagos aos atletas nas últimas rodadas. Bolicenho ressaltou que não há problema de salários ou bichos atrasados no Atlético e que toda a premiação está rigorosamente em dia.