Desafio do Rali Dakar começa amanhã

A edição de 2008 do tradicional Rali Dakar começará novamente em Lisboa e terminará no Senegal. Será realizada de 5 a 20 de janeiro, com a presença de 570 veículos. O rali verá este ano o rejuvenescimento de seus participantes – metade terá menos de 40 anos.

O percurso total será de 5.736 km cronometrados (1.500 km a mais que em 2007) e passará por cinco países: Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia e Senegal.

É a maior e mais difícil competição automobilística do mundo. A história do Dakar começou em 1977, quando o piloto francês Thierry Sabine ficou perdido no deserto do Saara por três dias, sendo resgatado por um monomotor que passava por acaso na região. Ao voltar para a França, imaginou uma prova que começaria na Europa e terminaria na África, cruzando o deserto do Saara. O primeiro Paris-Dakar aconteceu em 26 de dezembro de 1978. Dos 170 participantes que saíram de Paris, apenas 69 chegaram a Dakar. O evento reúne pelo menos 500 veículos, entre carros, motos e caminhões. O percurso muda a cada ano (já variou de 8,5 mil a 15 mil quilômetros) e só é revelado aos competidores na hora da largada. Em 2003, o rali largou de Marselha, na França, e passou pela Espanha, Tunísia e Líbia até chegar em Sharm El Sheikh, às margens do Rio Vermelho, no Egito. A competição tem sido criticada por pessoas que consideram o rali uma afronta ao continente africano. Eles acusam os organizadores de usar como cenário da corrida um continente extremamente pobre, marcado pelas epidemias e fome.

Vistorias

Favoritos para a edição de 2008 do Rali Dakar, os franceses Luc Alphand e Stephane Peterhansel e o japonês Hiroshi Masuoka, todos da equipe Mitsubishi, tiveram seus carros inspecionados nesta quinta-feira em Lisboa, Portugal.

Os três pilotos conquistaram as últimas cinco edições da competição na categoria carros. Masuoka venceu o Rali Dakar em 2002 e 2003, Peterhansel ficou com os títulos de 2004 e 2005 e Alphand é o atual campeão. A Mitsubishi tem, ao todo, onze conquistas.

As inspeções nos veículos que participarão do Rali Dakar tiveram início na última quarta-feira e serão finalizadas nesta sexta. A largada está marcada para sábado, em Portimão.

Campeão se prepara para o último Dakar

Quando chegou às praias de Senegal, em janeiro de 2007, e conquistou seu nono Rali Dakar, o francês Stéphane Peterhansel falou pela primeira vez em aposentadoria. O plano era ?ganhar o décimo título e depois parar?, o que pode acontecer na próxima edição da competição.

Para chegar a mais uma marca impressionante na carreira, o piloto vem fazendo sua preparação tradicional. Peterhansel, que já venceu seis vezes na categoria motos e agora tenta seu quarto título entre os carros, conta com a durabilidade de seu Mitsubishi na vigésima edição de que participa.

?Essa corrida não é uma soma de vitórias parciais, e sim uma luta para ter menos problemas?, costuma dizer o francês, que raramente se impõe nas especiais cronometradas. A partir deste dia 5 de janeiro, no Rali Dakar, ele vai colocar sua experiência à prova mais uma vez.

Voltar ao topo