Olimpíadas 2016

Delegada do COI vê apresentação convincente do Rio

A delegação brasileira deixou o salão principal do congresso do Comitê Olímpico Internacional (COI) sem falar com a imprensa sobre a apresentação da candidatura do Rio de Janeiro à cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Sorrindo e acenando para os jornalistas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva trocou cumprimentos com personalidades e algumas palavras com delegados, como o presidente da Fifa, Joseph Blatter, que foi convidado a retornar ao Brasil.

Poucos membros do COI comentaram a apresentação brasileira à imprensa. Nicole Hoevertsz, delegada originária de Aruba, elogiou a exposição. “Vocês vão dançar samba ao final da votação”, brincou, explicando a seguir: “Quem estava em dúvida não está mais depois da apresentação brasileira”.

No intervalo de almoço, Orlando Silva, ministro dos Esportes, demonstrou convicção na vitória carioca. “Acho que o Comitê Olímpico (Internacional) entendeu a mensagem e vibrou. Espero que daqui a pouco a gente possa comemorar”, afirmou.

Entre os atletas e ex-atletas convidados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para prestigiar o evento, o clima era de otimismo. O mais assediado pela imprensa foi Pelé, que não falou durante a exposição brasileira. “A apresentação foi maravilhosa. Pela reação do pessoal, todo mundo gostou”, afirmou.

Após a apresentação, Lula deixou a sala principal com Orlando Silva, com o ministro da Justiça, Tarso Genro, e com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e foi almoçar.

Para a tarde está reservada ainda a apresentação da candidatura de Madri, prevista para ter início às 9h45 (no horário de Brasília). A seguir, terá início o processo de votação. A resposta sobre qual será a cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016 deverá ser conhecida entre o meio-dia e às 13 horas no horário de Brasília.

Voltar ao topo