De olho em Pequim, governo revoga licença de nove fármacias

As autoridades chinesas retiraram a licença de nove farmácias da cidade de Anshan, no norte da China, que vendiam substâncias proibidas para melhorar o desempenho esportivo.

A agência Nova China afirmou que a decisão foi tomada ao final de uma investigação coordenada pela SFDA, o organismo responsável por controlar a qualidade dos medicamentos distribuídos no país.

A investigação ocorreu em toda a China, inclusive em Pequim e nas outras cidades que irão hospedar as competições das Olimpíadas no próximo mês de agosto.

Anshan fica na província de Liaoning, noroeste do país, de onde provêm muitos dos famosos atletas chineses. Em 2006 foram encontradas substâncias proibidas em uma escola esportiva da cidade.

O maior escândalo ligado ao doping na história do esporte chinês, ocorrido em 2000 quando seis atletas do país foram banidos das Olimpíadas de Sydney após apresentarem traços de substâncias dopantes no sangue, teve como mentor o treinador Ma Junren.

Considerado "o treinador dos campeões" pelos sucessos obtidos por seus pupilos, Junren trabalhou por alguns anos na principal escola esportiva de Anshan.

Em 2004 a China aprovou regras severas contra o uso de substâncias dopantes, permitindo processar criminalmente usuários e produtores.

Voltar ao topo