Cyril Despres perto do título do rali

Cândido Sales – Pela segunda vez um estrangeiro pode faturar o título do Rally Internacional dos Sertões, que terá a nona e última etapa hoje, com largada em Cândido Sales e chegada em Porto Seguro, na Bahia, para o percurso de 441 quilômetros. É o francês Cyril Despres, que lidera a classificação geral entre as motos, com vantagem de 11min15s para o segundo colocado, David Castou. Em 1998, o campeão foi o austríaco Heinz Kinigadner.

O melhor brasileiro na competição é Jean Azevedo, que está na terceira posição, a 22min58s do líder. Ele venceu a etapa desta quinta entre as cidades de Brumado e Cândido Sales, após completar os 278 km em 1h51min59s, seguido de José Hélio Rodrigues e de David Castou. Despres terminou em quarto depois de andar ?tranqüilo?.

?Hoje (quinta) não andei muito forte, porque estou com uma vantagem boa para o segundo colocado. O trecho era muito perigoso, com muitos animais e pessoas próximas à trilha. Não queria causar problemas a ninguém?, afirmou Despres, após cruzar a linha de chegada.

Sétimo colocado no Mundial Cross Country (o rali dos Sertões soma pontos para o mundial), Despres diz não ligar para sua colocação. É apenas o sétimo. David Castou é o líder. O objetivo de Despres é o rali Dacar, prova em que já foi campeão no ano passado e vice este ano. ?Vim aqui para me divertir e testar a moto para o Dacar?, afirmou o líder dos Sertões, que depois de estrear no Brasil irá disputar uma prova de enduro na Romênia.

Entre os carros, a dupla João Franciosi e Rafael Capoani (Mitsubishi) surpreendeu nesta sexta ao vencer a penúltima etapa e assumir a liderança da prova. Em segundo lugar está a dupla Reinaldo Varela e Marcos Macedo (Mitsubishi), que até esta quarta liderava a prova com 10 segundos de vantagem sobre Franciosi.

O carro de Varela teve problemas mecânicos. ?Uma peça do turbo quebrou e me arrastei na prova. Não posso desanimar, a prova ainda não acabou. Do mesmo jeito que aconteceu comigo (a quebra do carro), pode acontecer com os outros também?, disse Varela. Já Franciosi estava sorrindo à toa. Natural de Casca, Rio Grande do Sul, ele mora há 22 anos em Luis Eduardo Magalhães, na Bahia.

Nos caminhões, a dupla Amable Barrasa e José Papacena (Ford) lidera a prova com mais de uma hora de vantagem para a dupla Ulysses Marinzeck e João Ferreira Neto, da mesma equipe. Amable só precisa terminar a prova para ser campeão.

Voltar ao topo