Curitibanos ganham destaque na natação

Estar entre os oito melhores nadadores do País não é tarefa fácil. Por isso mesmo, madrugadas e dias de treinamento, horas de descanso e recuperação, acompanhamento nutricional e psicológico, além de muita persistência fazem parte do dia-a-dia de atletas que buscam destaque nesta modalidade esportiva. “Além disso, temos de dar conta do colégio e de aulas extras, como inglês, por exemplo”, conta a atleta Fernanda Bandeira, da Escola de Natação Amaral.

Fernanda treina há mais de seis anos e hoje, com 16 anos, é uma das três melhores atletas do País na sua categoria, Júnior 1. No último Troféu Júlio Delamare, realizado em São Paulo, de 28 de maio a 1.º de junho, ficou em terceiro lugar nos 100m peito, sua especialidade nas piscinas. “Na eliminatória, consegui me classificar em primeiro lugar, mas não repeti o tempo na final. Mesmo assim, foi um resultado ótimo”, conta. No ano passado, Fernanda também ficou entre as melhores, conquistando a medalha de prata no mesmo campeonato. De malas prontas para um intercâmbio nos Estados Unidos, a atleta espera encontrar uma piscina por lá para continuar treinando.

O técnico de Fernanda, Paulo Bento, explica que existe um planejamento, que varia de acordo com a potencialidade, estrutura e desenvolvimento físico do atleta. “E, além disso tudo, conta também o talento de cada um”, comenta. Nos campeonatos nacionais, segundo ele, o objetivo ideal do atleta é estar sempre entre os oito melhores de sua categoria. “Este objetivo motiva e faz com que o atleta busque sempre aperfeiçoar um ou outro detalhe no treinamento, melhorando o seu condicionamento, a sua técnica e, conseqüentemente, o seu tempo”, explica.

Muitos atletas estão seguindo os passos de Fernanda. Neste final de semana, por exemplo, os nadadores Luiz Henrique Pavin, Daniela Sugal e Maria Luíza Rachid, também da Escola de Natação Amaral, irão disputar o Campeonato Brasileiro Juvenil de Inverno, no Rio de Janeiro. No ano passado, Maria Luíza Rachid subiu ao pódio duas vezes, conquistando dois terceiros lugares no campeonato, que reúne os melhores nadadores do País nesta categoria. Outra atleta que vem se destacando no cenário nacional é Karyame Carazzai. Recém-chegada de Fortaleza, onde disputou o Campeonato Brasileiro Infantil, a atleta conquistou o sexto lugar nos 100m peito. “É um resultado significativo se contarmos que ela não se preparou especialmente para este campeonato e estavam lá atletas de todo o País”, finaliza Paulo Bento.

Voltar ao topo