Curitiba vive ano de grandes realizações na Smel

Curitiba passou por uma grande transformação na área de esporte e lazer desde a entrada do secretário municipal do Esporte e Lazer, Neivo Beraldin, em outubro do ano passado.

Em 12 meses, a cidade ganhou equipamentos esportivos, contratou professores, criou projetos sócio-educativos para jovens e jogos especiais para mulheres, além de reformar espaços da cidade.

“O esporte e lazer de Curitiba estava parado. Hoje a cidade atende mais de 150 mil pessoas por mês, oferecendo serviços de qualidade, equivalentes ao de academias particulares”, afirma Neivo Beraldin.

O secretário considera que o trabalho neste período foi positivo. Beraldin entende que os bons resultados obtidos na secretaria do Esporte e Lazer refletem diretamente na aprovação da administração municipal. “A percepção dos curitibanos é que há uma preocupação pela qualidade de vida, beneficiando principalmente os bairros mais carentes”, diz Beraldin.

Entre as melhorias, está a construção de novos equipamentos. No Tatuquara, foi entregue Centro de Esporte e Lazer Tatuquara. A cidade, que não ganhava um equipamento há mais de 20 anos, passou a contar com uma área de mais de 1.110 metros quadrados perto de conjuntos habitacionais da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). O novo espaço atenderá 7.200 pessoas oferecendo aulas de diversas modalidades de artes marciais e uma academia de ginástica.

Em obras

Divulgação
Prefeito Beto Richa deu todo o apoio ao esporte.

Outro equipamento que será entregue neste ano é o Clube da Gente, um complexo aquático, instalado no Bairro Novo. O espaço atenderá duas mil pessoas por mês, que usarão duas piscinas aquecidas para aulas de hidroterapia e hidroginástica. “Este é o primeiro de uma série de outros oitos centros que serão instalados nas nove regionais da cidade”, afirma Beraldin.

No bairro Guaíra, está em construção o Centro de Qualidade de Vida, na praça Bento Munhoz da Rocha Neto, ao lado do Paraná Clube. O novo espaço avaliará as condições físicas dos curitibanos. O investimento é de R$ 1,1 milhão na construção da nova unidade, com 600 metros quadrados.

O prédio contará com auditório para 100 pessoas, uma biblioteca especializada, um centro de multimídia, um laboratório multidisciplinar com médico especialista em medicina desportiva, fisioterapeuta, nutricionista e professores de Educação Física.

No Tingüi, está terminando a reforma do Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira, a primeira em 20 anos. Além destas melhorias, estão programadas a reforma da praça Pedro de Almeida, no Bairro Alto, e a implantação de dez academias de ginásticas ao ar livre em parques e praças. Os recursos para as academias virão de emenda parlamentar do deputado federal Florisvaldo Fier.

Beraldin também conseguiu recursos federais para a construção do Centro de Esporte e Lazer Uberaba e o Centro de Esporte e Lazer Cajuru, além do primeiro Campo Municipal de Futebol, no Cajuru.

A Praça Agostinho Legró, no Alto Boqueirão, será totalmente reformada e ganhará um espaço poliesportivo. Com o ministro do Esporte, Orlando Silva, Beraldin obteve recursos para implantar a Praça da Juventude, em local a ser definido.

Esporte

Além da melhoria da estrutura, Neivo Beraldin implantou novos programas na área esportiva. Neste ano, aconteceu a primeira edição dos Jogos Femininos de Curitiba. Desde o dia 8 de março, mais de seis mil atletas amadoras competiram em 12 modalidades esportivas.

“Foi o maior evento esportivo feminino de Curitiba, que reuniu estudante,s, trabalhadoras e donas de casas em competições espalhadas pela cidade”, afirma o secretário municipal do Esporte e Lazer.

Outra novidade foi o programa de caminhada noturna. Quinhentas pessoas participaram da primeira caminhada noturna, que percorreu 3,5 quilômetros, passando pelo setor histórico da cidade. “O programa ajudou a população a adotar hábitos saudáveis, praticando atividade física”, diz.

A secretaria municipal do Esporte e Lazer também criou projetos na área sócio-educativa. Um dos programas é o Centro de Desenvolvimento de Basquete, que hoje atende mais de 1.500 jovens e crianças, moradores de áreas de riscos.

Os alunos, com idade entre 9 a 17 anos, treinam com ex-atletas da seleção brasileira, como as jogadoras Joyce Batista, Dalila Bulcão e Rolando Ferreira Junior.

Parceria similar foi fechada também na área de handebol, com a Associação de Handebol de Curitiba. O programa, que atende mais de 200 crianças, ajuda na formação de crianças, por meio do esporte.

Na gestão do secretário, também foi ampliada a parceria com o clube Atlético Paranaense. Escolinhas de futebol, com a metodologia e ensino do Atlético, estão atendendo mais de dois mil jovens.

Outra iniciativa foi a promoção de eventos com grupos de hip-hop e a Central Única das Favelas (Cufa), como o campeonato brasileiro de streetball, o basquete de rua.

Outra parceria foi a vinda da Copa Brasil de Vôlei, que reuniu oito medalhistas olímpicas de Pequim em Curitiba. Durante dois dias, elas jogaram, mostrando o melhor do vôlei do Brasil.

Outros avanços

O secretário municipal do Esporte e Lazer, Neivo Beraldin, considera que ainda há outras melhorias para serem feitas como o reforço do Conselho Municipal do Esporte. Para ele, é preciso ampliar a participação da sociedade civil no conselho.

Beraldin também sugere que a prefeitura crie o Fundo Municipal do Esporte e se implante nove núcleos regionais da Smel. Para o secretário, é importante manter e ampliar as parcerias com a iniciativa privada.

“Neste ano, as parcerias, como a da Unimed Curitiba, ajudaram a ampliar os investimentos na infra-estrutura do esporte e lazer. O dinheiro privado pagou os eventos da secretaria e os recursos públicos foram usados nas melhorias”, ressalta.