Copa 2014

Curitiba está próxima de ser sub-sede da Copa de 2014

A Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústria de Base (Abdib) esteve em Curitiba nesta sexta-feira (17) para avaliar se a cidade tem ou não condições de ser uma das sub-sedes para a Copa do Mundo de 2014. A capital paranaense foi o 13.° município visitado pela entidade, nomeada pela CBF e o Governo Federal, que tem a função de analisar as cidades que pleiteiam sediar os jogos de um dos maiores eventos esportivos do planeta.

A boa notícia é que o vice-presidente executivo da Abdib, Ralph Lima Terra, gostou do que viu e elogiou bastante a capital paranaense. Ele disse que Curitiba dificilmente ficará de fora do evento e ressaltou os benefícios que a cidade teria em receber a Copa. A única ressalva, no entanto, foi em relação ao Aeroporto Afonso Pena e a mobilidade de transporte. Segundo ele, é preciso que o aeroporto fique aberto o tempo todo devido ao grande fluxo de turistas que visitarão a cidade para prestigiar o evento. Deixou transparecer a necessidade de contrução de um metrô. Os representantes da Abdib sobrevoaram Curitiba para analisar a sua infra-estrutura e foram embora aproximadamente às 15h30.

Allan Costa Pinto
Mário Celso Petraglia chegou a prometer que a
Arena será concluída até o final de 2009.

Sobre a Arena da Baixada, estádio do Atlético, o vice-presidente da Abdib não fez comentários, mas a impressão é de que ele gostou do que viu. “Gostaram bastante do estádio, mas o foco foi o que Curitiba precisa mesmo”, disse Luciana Pombo, chefe de comunicação do rubro-negro. O homem forte do clube, Mário Celso Petraglia, chegou a prometer que, caso o planejamento saia conforme o esperado, a previsão de término da Arena é para o final de 2009, com capacidade para 41 mil espectadores.

Curitiba

O vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, disse em entrevista à Rádio CBN acreditar que a visita foi muito produtiva e garantiu pontos para Curitiba. “Foi só o primeiro passo. Tentamos mostrar a eles que Curitiba tem condições de receber eventos de grande porte. Setores como hotelaria, gastronomia e o transporte urbano estarão aptos a receberem os turistas”, disse.

O vice-governador não acredita que o problema envolvendo o aeroporto seja um empecilho que dificulte a escolha de Curitiba. “Se fosse assim, nenhuma cidade do Brasil poderia receber os jogos. Isso não será barreira. O problema será resolvido, nós asseguramos”, garante.

A partir deste sábado (18), um grupo de técnicos selecionados pela Abdib permanecerá por duas semanas em Curitiba com o objetivo de analisar criteriosamente a infra-estrutura. O Governo tem até o dia 15 de fevereiro do ano que vem para entregar o projeto dizendo que cumprirá com as exigências determinadas pela Fifa. No mês de março, as cidades sub-sedes serão escolhidas.