Cruzeiro goleia e vai à fase de grupos da Libertadores

O Cruzeiro confirmou nesta quarta-feira a classificação para a segunda fase, a de grupos, da Copa Libertadores da América ao golear o Real Potosí por 7 a 0, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, pela partida de volta da fase preliminar do torneiro continental.

Longe da altitude de quase quatro mil metros, a equipe boliviana não chegou a incomodar o time brasileiro, que venceu com extrema facilidade. No jogo de ida, a equipe celeste empatou por 1 a 1 e avançaria na competição com uma vitória simples ou um empate sem gols.

O técnico Adilson Batista, porém, não foi comedido na escalação e escalou três atacantes: Kléber, Wellington Paulista e Thiago Ribeiro. A estratégia se mostrou acertada. O Cruzeiro encurralou o adversário e liquidou a fatura logo na primeira etapa, com gols que saíram dos pés da trinca de artilheiros.

Aos 28 minutos, depois de muita pressão, Wellington Paulista invadiu a área e tocou por cima do goleiro brasileiro Mauro Machado. Em cima da linha, o volante Marquinhos Paraná concluiu para abrir o marcador. Dois minutos depois, Thiago Ribeiro, de frente para o gol, ampliou.

Aos 38, foi a vez do Gladiador Kléber marcar o seu na saída do goleiro. E, após um cruzamento de Thiago Ribeiro da esquerda, o lateral direito Jonathan, de cabeça, fechou o placar do primeiro tempo, aos 45 minutos.

Na etapa final, com seis segundos de jogo, na saída de bola, o atacante Yecerotte fez falta em Kléber e recebeu o cartão vermelho, deixando o time boliviano em situação ainda mais dramática. Adilson, então, optou por dar mais poder ofensivo ao seu time, sacando o volante Elicarlos para a entrada do atacante Guerrón. O equatoriano, um pouco afoito, desperdiçou oportunidades pelo lado direito.

A equipe mineira abusou do preciosismo e naturalmente diminuiu o ritmo, administrando a vitória. Ao time boliviano restava tentar evitar uma goleada mais elástica, mas a situação ficou ainda mais difícil quando o lateral Galindo recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso porque se recusou a tirar a aliança.

Com dois jogadores a mais, a equipe celeste ampliou aos 41 minutos. O atacante Eliandro – que entrou no lugar de Kléber – fez 5 a 0. O armador Bernardo, dois minutos depois, marcou o sexto. Já nos acréscimos, Guerrón, de tanto insistir e mesmo sem ângulo, encerrou a goleada: 7 a 0.

O Cruzeiro estreia no Grupo 7 da Libertadores – composto ainda por Vélez Sarsfield, da Argentina, Colo Colo, do Chile, e Deportivo Itália, da Venezuela – já na próxima quarta-feira contra o Vélez, em Buenos Aires.

Ficha Técnica:

Cruzeiro 7 x 0 Real Potosí-BOL

Cruzeiro – Fábio; Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Henrique, Elicarlos (Guerrón) e Marquinhos Paraná; Wellington Paulista (Bernardo), Thiago Ribeiro e Kléber (Eliandro). Técnico: Adilson Batista.

Real Potosí-BOL – Mauro Machado; Eguino, Ricaldi, Edemir Rodríguez e Galindo; Argarañaz (Loyaza), Eduardo Ortiz, Clavijo e Helmut Gutiérrez; Yecerotte e Andaveris. Técnico: Sergio Apazac.

Gols – Marquinhos Paraná, aos 28, Thiago Ribeiro, aos 30, Kléber, aos 38, e Jonathan, aos 45 minutos do primeiro tempo; Eliandro, aos 41, Bernardo, aos 43, e Guerrón, aos 46 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Henrique (Cruzeiro); Helmut Gutiérrez (Real Potosí-BOL).

Cartões vermelhos – Yecerotte e Galindo (Real Potosí-BOL).

Árbitro – Diego Hernán Abal (Fifa-Argentina).

Renda – R$ 734.735,75.

Público – 36.544 pagantes.

Local – Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

Voltar ao topo