Mais uma semana que começa, mais pressão de governo federal, CBF, federações estaduais e clubes para que se retomem treinamentos e competições – e pode-se dizer que a volta do futebol paranaense está mais perto do que nunca. A queda de braço ficou desequilibrada nos últimos dias, e os que se preocupam com a saúde e com o ‘recado’ que será dado à população estão ficando em minoria. Esse retorno apressado vai se consumando no pior momento da pandemia do coronavírus.

+ As duplas que entraram pra história do nosso futebol estão no podcast De Letra!

Com apoio explícito do presidente da República, os clubes cariocas mexeram suas peças vigorosamente. A ponto de já haver no Rio de Janeiro um protocolo de realização de partidas com torcida – nesse momento uma irresponsabilidade gigantesca. O Flamengo claramente descumpriu as determinações das autoridades realizando treinos em campo na semana passada. E, tirando uma multa que logo será perdoada, nada aconteceu. Por lá até já foi marcada a volta dos jogos para 14 de junho.

+ O risco da manipulação de resultados no futebol paranaense

Com a ação dos prefeitos de Porto Alegre, Vespasiano e Belo Horizonte, os grandes clubes do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais também estão treinando. Em Santa Catarina, uma rara ação conjunta dos clubes está driblando determinações das prefeituras, principalmente de Florianópolis.

E a volta do futebol paranaense?

Com todas as movimentações pelo País, a pressão pela reabertura gradual das atividades no Paraná aumentou. Nem parece que o Brasil superou na semana passada 360 mil casos e 22 mil mortes por conta do novo coronavírus. A liberação de abertura de igrejas e de shoppings foi a brecha que a FPF e os clubes esperavam.

O presidente da FPF, Hélio Cury, teve reuniões com autoridades de saúde. Foto: André Rodrigues/Arquivo

O lobby pela volta do futebol paranaense é liderado pelo presidente da Federação, Hélio Cury, e pela diretoria do Coritiba. Na visão de FPF e Coxa, já deveríamos estar com partidas acontecendo no Estado – apesar de os últimos dias tenham sido de aumento de casos e óbitos no Paraná. Os alviverdes até ameaçaram levar o elenco para o CT da Graciosa em definitivo na semana passada, mas o retorno aconteceu nesta segunda-feira (25), mesmo sem o aval da secretaria da Saúde.

+ Onze histórias de bastidores sobre o título brasileiro do Athletico

Apesar de Federação e Coritiba estarem na ‘linha de frente‘, os outros clubes estão apoiando veladamente a iniciativa. Athletico e Paraná não têm apenas o protocolo pronto para a volta dos treinamentos. Comissões técnicas e jogadores já estão de sobreaviso pra retomar as atividades assim que houver o OK das autoridades – o Tricolor quer todo mundo em Curitiba nesta terça-feira (26). Situação semelhante para Londrina e Operário.

Próximos passos

É possível arriscar que a volta do futebol paranaense vai ser consumada ainda nesta semana. Isto significa que é possível pensar em datas para a volta do campeonato estadual? Ainda não. Mesmo com a decisão dos cariocas, os dirigentes sabem que é arriscado programar neste momento, porque não se sabe qual será o efeito da liberação de várias atividades nos números da pandemia. E o número de casos e mortes só faz aumentar.

+ Sessão Quarentena 7: momentos históricos do Trio de Ferro

O plano ideal dos cartolas é que o campeonato seja retomado na metade de junho. Mas se infelizmente se repetir no Paraná o que se viu em outras regiões e países, onde um retorno apressado provocou o aumento repentino dos casos de covid-19, pode ser necessário um novo aperto no isolamento social. E aí o esforço terá valido para nada.


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?


+ Confira todos os posts do blog AQUI!