Da Ucrânia para a final

Craque do Londrina, Dirceu vai do inferno ao céu

Do pior ao melhor momento da carreira em apenas três meses. Revelado pelas categorias de base do Coritiba, o zagueiro Dirceu, do Londrina, teve um início de ano nada fácil, mas hoje desfruta do prazer de estar em uma final do Campeonato Paranaense e como um dos principais jogadores do time alviceleste.

Depois de se destacar no Estadual do ano passado, sendo eleito um dos melhores zagueiros da competição, Dirceu foi para o Paysandu disputar a Série B do Campeonato Brasileiro e no final do ano foi realizar um sonho que acabou se transformando em pesadelo no futebol europeu.

O atleta assinou um contrato de dois anos com o Goverla FC, da cidade de Uzhhorod, no oeste da Ucrânia. O problema é que ele foi em um dos piores momentos da história recente do país. Depois de uma intertemporada na Turquia, o defensor desembarcou na capital da Ucrânia para realizar os exames médicos em meio a uma guerra civil. Dirceu chegou em um momento que o país começava a viver uma instabilidade de um governo provisório após a deposição do presidente Viktor Yanukovich.

Foram poucos dias hospedado próximo à praça da Independência, palco dos conflitos envolvendo policiais e manifestantes e que mudaram os rumos do jogador. “Foram algumas cenas. Eu vi aquelas barricadas, carros tombados, pneus já com pontos de incêndio, pessoas fora de si brigando contra seu próprio governo, fazendo uma manifestação de forma anormal muito acima do comum. Não coloquei em risco minha condição, pois a partir do momento que você saía daquelas barricadas onde eles isolavam, você estava totalmente seguro, não havia nada, porém ali dentro era muito complicado. E todo isso bem no começo’, lembrou Dirceu .

Com a esposa gravida no Brasil, o zagueiro optou por abandonar o sonho e retornar, mesmo tendo um futuro incerto. “Eu tive um momento de muita dúvida. Eu corria o risco de ficar parado por seis meses e isso para um jogador não é bom. Em questão de oito dias resolvi voltar, já encaixei uma situação no Londrina, onde fui muito feliz, e as coisas se encaminharam de maneira magnífica. O time encaixou com grandes atuações e isso nos credenciou à final. Para mim está sendo um momento ímpar, muito bom na minha vida. Sem dúvida alguma o melhor momento pra mim”, disse o zagueiro.

Com um contrato de 90 dias, o jogador está amarrado ao Tubarão, por enquanto, por mais um mês. Depois desse período, caso não renove com o Lindrina, pode ficar livre para assinar com outro clube. Mas, por enquanto, Dirceu quer desfrutar do melhor momento na carreira. “É um momento muito bom, maravilhoso. Depois do que aconteceu comigo no início do ano poder voltar para clube que me abriu as portas no ano passado é muito bom e sendo coroado com uma final de campeonato é melhor ainda. Nós temos reais condições de trazer um título para uma cidade carente e isso é muito bom’. concluiu ele.