Agora é a hora!

Zé Rafael aproveita a chance de retornar ao Coxa com Gilson

Foz do Iguaçu – Autor do gol do Coritiba no empate em 1×1 no jogo-treino com o Foz do Iguaçu, o meia Zé Rafael foi o grande destaque entre os 27 jogadores utilizados pelo técnico Gilson Kleina. De volta ao clube, após uma boa passagem pelo Londrina no ano passado, quando foi titular durante toda a Série C do Campeonato Braisleiro, ele retornou após um pedido feito pelo treinador, que queria observá-lo mais de perto.

“Fiquei muito feliz de ter essa nova oportunidade no Coritiba. Estou mais maduro e preparado, pronto para quando a chance chegar. Vou trabalhar forte e estarei preparado. O resto é consequência”, disse o jogador, que tem contrato com o Coxa até o final de 2017.

Aos 22 anos, Zé Rafael espera, enfim, ser mais utilizado pelo time onde foi revelado. Mas, para isso, terá pela frente uma forte disputa por uma vaga entre os titulares. O primeiro compromisso do ano é já no dia 27, contra o Internacional, pela Primeira Liga. “A disputa pela posição é sempre sadia. Voltei para buscar meu espaço e quero jogar. Com trabalho e dedicação, ficará a critério do Kleina”, afirmou ele.

O treinador conversou com Zé Rafael e outros jogadores repatriados, em especial àqueles que disputam posição com o jogador. “Tive uma conversa com o Zé, Dudu, Thiago Lopes, Ruy e Juan. Podemos trabalhar com a articulação no meio ou até um 4-3-3, com jogadores de velocidade nos lados. Queremos que os meias pisem na área. A jogada do Zé foi exatamente o que cobramos nos treinos. Os meias precisam fazer mais gols”, declarou Gilson Kleina.

Pelo sub-20 do Coritiba Zé Rafael foi campeão da Dallas Cup e do Paranaense da categoria em 2012.

Longa preparação

Fundamental para manter a regularidade de um time no ano, a pré-temporada do Coritiba vai ser turbinada em 2016. Além dos 14 dias de concentração e dedicação exclusiva aos trabalhos físicos em Foz do Iguaçu, o planejamento feito pelo preparador físico Robson Gomes prevê treinos específicos até o dia 31 de março.

A ideia da comissão técnica é aproveitar os primeiros meses do ano para dar condição aos atletas suportarem o desgastante calendário brasileiro até o final do Brasileiro, última competição da temporada, com término previsto para início de dezembro.

“Fizemos primeiro um trabalho individualizado, quando resgatamos as valências individuais de cada atleta. Nossa pré-temporada vai se estender até o dia 31 de março e agora estamos na fase de reeducação do atleta, como alimentação, adaptação de carga de trabalho, repouso, aceitação da dosagem do trabalho. Detalhes importantes nesses primeiros dias”, explicou Gomes.

De acordo com Tiago Ferreira, integrante da equipe física, o importante é otimizar o tempo disponível para potencializar o ganho físico. E a carga é pesada, especialmente nos primeiros quinze dias. Os jogadores ainda enfrentam a pior fase na recuperação física das férias. “Tem que fazer agora, pois não consegue arrumar depois. É uma carga maior agora para que eles possam suportar o ano. Nesse período temos tempo de recuperação, alimentação regrada e descanso adequado para os atletas”, contou Ferreira.

Aprovado

Para o atacante Evandro, de apenas 18 anos, funciona mesmo. “A gente sabe que a exigência deles é boa para chegarmos bem lá na frente”, contou. Para ele, a carga pesada dos treinamentos é ideal nesse começo de ano. “Temos que começar em alto nível, muito fortes para aguentar a temporada. O trabalho é bom e quando chega no jogo a perna esta até mais leve e aguentamos o tranco”, acrescentou.

Já o mais experiente do grupo, Ceará, com 35 anos, acha que a recuperação pós-férias é mais rápida e força o jo,gador a se adaptar mais facilmente. “A gente sofre um pouco para se adaptar à carga de treinos, mas no geral temos respondido bem a essa intensidade. Esse ano certamente será difícil, mas teremos uma boa temporada pela frente”, finalizou.