Tempo quente

Sol forte é o principal adversário do Coxa em Foz do Iguaçu

Na busca pela maior eficiência no ataque, o Coritiba tem um adversário a mais às 17h de hoje, contra o Foz do Iguaçu, no Estádio ABC. Até aqui, o time marcou apenas um gol em três jogos e precisa começar a balançar a rede para buscar os primeiros lugares na classificação no Paranaense.

No entanto, diante do Azulão da Fronteira, o Alviverde terá o sol como mais um oponente a ser enfrentado. Nada que assuste, mas as temperaturas médias no período da tarde, no local da partida, têm chegado a 34º por isso, a meta alviverde é ser inteligente e se impor para voltar para casa com os 3 pontos.

“Sabemos que lá é muito quente e nós jogadores temos que estar sempre preparados para chuva, sol e o que vier. Nessas horas, temos que ser inteligentes”, avalia o volante Douglas Silva. Para ele, com temperatura elevada, quem tem que correr é a bola.

“Temos que jogar com a bola no pé, correr certo e não errado, senão o desgaste vai ser dobrado”, aponta. Mesmo assim, o técnico Ivo Wortmann diz que isso não é desculpa para jogar mal. “Se vai estar 34º para nós, vai estar para o adversário também.

Eu não vejo isso com um problema e tu tem que saber administrar as coisas”, destaca. Essa é a visão do treinador coxa, mas em Foz, o calor é usado como arma para pegar o pessoal da capital, mais acostumado com o frio. Se isso vai dar certo ou não, só esperando o confronto, mas Ivo desmistifica esse tipo de situação.

“O Palmeiras, mesmo jogando na altitude, se classificou para a próxima fase da Libertadores. Tu não pode criar uma neurose e achar que isso vai influir. Tu tem que se preparar para isso e administrar as dificuldades do adversário”, analisa.

Estratégia

E qual será a tática do Coritiba para voltar a vencer no estadual? “O Coritiba tem que se impor, tem que fazer o resultado e é isso que se espera. Não tem calor, não tem frio, não tem chuva, não tem sol. Tem que ser a imposição de um time que realmente quer ganhar e, do outro lado, tem um adversário que quer criar as maiores dificuldades possíveis. Esse é o maior obstáculo”, finaliza o treinador.

Na equipe, a principal novidade será o atacante Hugo, que ganhou a vaga de Ariel Nahuelpán durante os treinamentos. Na zaga, ainda há uma dúvida: Rodrigo Mancha sentiu dores musculares e foi poupado. No lugar dele pode entrar Lucas, para recompor a zaga, ou Rodrigo Pontes, deixando a equipe no 4-4-2.