Planejamento foi o segredo do Coritiba para 2011

Voltar para a Série A do Campeonato Brasileiro é o grande sonho de todos os 20 times que iniciam a disputa da Segunda Divisão. Mas quando este objetivo é alcançado, o grande desafio das equipes que voltam a figurar na elite do futebol brasileiro passa a ser se manter entre os principais clubes do Brasil.

Dos times que subiram para a Série A nos últimos quatro anos, a campanha feita pelo Coritiba no Brasileirão de 2011, quando terminou na oitava colocação e teve 50,6% de aproveitamento, foi a segunda melhor. O Alviverde ficou atrás apenas do Figueirense, que neste ano, conquistou a sétima posição e teve 50,7% de rendimento, com um ponto a mais que a equipe do Alto da Glória na classificação.

Para o diretor de futebol do Coritiba, Ernesto Pedroso Júnior, o planejamento é a principal ferramenta para um clube ter sucesso quando volta para a Série A.

“Tivemos planejamento e fizemos contratações pontuais e de muita qualidade. A parte administrativa é também importante, pois o clube passa por uma reestruturação durante a temporada”, avaliou o dirigente.

Das 16 equipes que subiram para a Primeira Divisão do futebol brasileiro, apenas quatro terminaram na parte de cima da tabela. Além de Coritiba e Figueirense em 2011, o próprio time coxa-branca, em 2008, que ficou com a nona posição e 46,5% de aproveitamento e o Avaí, em 2009, que teve 50% de rendimento.

Times como Vasco e Corinthians, considerados os últimos clubes grandes a caírem para a Série B, fizeram nos anos seguintes, na Primeira Divisão, apenas campanhas para permanecerem na elite do futebol brasileiro. Enquanto o Timão terminou na décima posição e teve 45,6% de aproveitamento em 2009, o time cruzmaltino, em 2010, acabou em décimo primeiro com 43% de rendimento.

O diretor de futebol do Alviverde destacou a importância da continuidade do trabalho de uma temporada para a outra. “Fomos um dos times que menos contratou e tivemos um orçamento barato. Mesmo assim, montamos uma equipe altamente competitiva, que conseguiu se manter na Série A e por pouco não conquistou a vaga na Libertadores”, ponderou Pedroso.

“Subir para a Série A é uma coisa, agora se manter é outra. É preciso ter planejamento acima de tudo. Mantivemos a filosofia do trabalho do Ney Franco ainda na Série B e fizemos uma grande campanha”, emendou Pedroso.

O dirigente crê em uma grande temporada no ano que vem. “Em 2012 vamos fazer um ano muito melhor do que este que passou. Com esse pensamento e essa filosofia de trabalho, estamos buscando mais qualidade e mais representatividade futebolística para o Coritiba”, finalizou.