Novo atacante Coxa, Roberto deve estrear contra o Iraty

O Coritiba tem o melhor ataque do Campeonato Paranaense, com 29 gol, mas quer mais. Por isso, a partir da 3.ª rodada do returno, e na estreia na Copa do Brasil, ganha o reforço de Roberto. O jogador já treina há dez dias no CT da Graciosa, mas ontem assinou oficialmente o contrato de empréstimo até o final do ano. Agora, é esperar os trâmites burocráticos para entrar em campo contra o Iraty.

Polivalente, Roberto avisa que pode ser o centroavante da equipe, mas também armador. “Eu tanto posso jogar na frente, como posso cair nas pontas. A minha característica é a velocidade. Já joguei na frente, como posso jogar nas laterais também”, diz. O jogador se integra a um elenco que perdeu Leonardo para o futebol chinês e tem em Caio Vinícius e Marcel jogadores que ainda não conseguiram se firmar com a camisa 9, o que causou parte dos protestos dos torcedores na partida de quinta-feira contra o Toledo. “A cobrança é normal. O Coritiba fez uma grande campanha no ano passado e a torcida espera um futebol bonito. Mas a gente sabe que às vezes as coisas não dão certo”, avalia Roberto.

Ele tem assistido as partidas no Couto e já viu que o torcedor alviverde é exigente, mas mesmo assim fez questão de assinar até o final do ano. “Eu gostei da proposta, até porque o Coritiba é um time grande, bem estruturado e pode brigar por títulos. Vou trabalhar bastante junto com os meus companheiros para tentar fazer uma boa temporada aqui”, projeta. No ano passado, ele quase acertou. “Foi um momento de turbulência que eu passei no Japão, com catástrofes, tsunami. Então eu optei por voltar para o Brasil e fui bem acolhido por um mês aqui no Coritiba”, relembra.

Agora, já atleta do Coxa, ele prevê mais uma semana para poder estrear. “Estou treinando forte há dez dias. Não tinha feito pré-temporada lá, mas acho que agora é mais a parte burocrática. Com mais quatro ou cinco dias fico à disposição do treinador”, finaliza.

Roberto César Zardin Rodrigues é gaúcho de Sapiranga. Tem 26 anos, 1,80 metro e 76 quilos. Ele começou a carreira no Figueirense, teve um pequena experiência no Albirex Niigata (Japão) e rodou por pequenas equipes até deslanchar no Avaí. Depois, passou duas temporadas no FC Tokyo antes de transferir para o Coritiba.