Missão do Coritiba é transformar favoritismo em vitórias

Após duas semanas de pré-temporada em Foz do Iguaçu, o Alviverde garante estar pronto para defender o título do Campeonato Paranaense e tentar o tricampeonato, que não acontece desde 1973. O Alviverde passou por uma reformulação no time titular que disputou o Campeonato Brasileiro, mas aposta nos substitutos para continuar forte e hegemônico no Estadual. Já são 33 jogos de invencibilidade na competição, desde 2010, e o desafiante a derrubar essa série é o Toledo, a partir das 17h, no 14 de Dezembro.

Diante do Porco do Oeste, o Coxa apresenta Jackson, Júnior Urso, Lincoln e Marcel como principais novidades. “Nós temos a possibilidade de entrar para a história do Coritiba com um tricampeonato que não acontece desde 1973”, projeta o meia Rafinha. Mas o técnico Marcelo Oliveira garante que o Coritiba não terá vida fácil no Paranaense. “Favoritismo é muito relativo. É tudo muito teórico. Na prática, a gente vai ver se confirma isso. O Coritiba vai com objetivos grandes de conquista, mas na mesma proporção vai encontrar adversários que também querem esta conquista”, avisa.

De qualquer forma, ele aposta na preparação da equipe em Foz do Iguaçu para conquistar os resultados almejados. “Acho que o balanço é muito positivo. Foi muito proveitosa a nossa vinda para cá, pelas instalações do hotel, pelo conforto, pela estrutura, mas principalmente pela disposição e pela entrega dos jogadores”, avalia. O treinador, no entanto, pondera quanto ao físico. “Podemos até não estar perfeitamente bem fisicamente, mas vamos estar numa condição bem melhor do que no ano passado”, compara Marcelo Oliveira.

Quanto ao adversário, o treinador espera pelo menos um time aguerrido. “Somos sabedores que vamos encontrar um adversário muito difícil lá em Toledo, que é um time que vem empolgado e que já vem treinando há mais tempo”, descreve. O Porco vem se preparando desde novembro de 2011 e realizou mais amistosos, enquanto o Coritiba titular encarou apenas o time sub-23 do ABC, mesclado com alguns profissionais paraguaios. Já os reservas enfrentaram o Daegu FC. Nenhum dos confrontos exigiu muito do Alviverde como o Toledo pode exigir hoje à tarde.

De qualquer forma, Marcelo aposta nas novidades da equipe. Com a indefinição sobre Jonas, Jackson ganha a oportunidade de usar a camisa 2, Pereira herdou a vaga de Jeci da mesma forma que Júnior Urso e Willian entraram nos lugares de Leandro Donizete e Léo Gago, respectivamente. Do meio-campo para a frente, no entanto, as maiores alterações. Marcos Aurélio e Bill foram embora, mas abrem espaço para Lincoln e Marcel, considerados as principais contratações para a temporada.