Gringo no Couto

Mexicano Ángel Reyna pode ser o armador do Coritiba

Com o mercado do futebol brasileiro aquecido, o Coritiba pode partir para uma alternativa internacional para suprir sua carência no setor de criação para a temporada de 2016. Há a possibilidade do time coxa-branca buscar fora do Brasil seu próximo reforço. A diretoria alviverde não confirma, mas o meia mexicano Ángel Reyna, de 31 anos, que está se desligando do Chivas, teria sido sondado pela cúpula do Verdão. Se for confirmado, o jogador chegará com a responsabilidade de acabar com a sina de jogadores estrangeiros que, nos últimos anos, não vingaram com a camisa verde e branca.

O último jogador de fora do Brasil que fez sucesso com a camisa alviverde foi o atacante argentino Ariel Nahuelpan, que defendeu o clube nos anos de 2008 a 2010. Depois que saiu do Coxa, no entanto, Ariel não conseguiu se firmar mais em nenhum clube.
Depois, em 2012, o Coritiba contratou uma das grandes revelações do futebol peruano. O atacante Ruidiaz, conhecido no Peru como “pequeno Messi”, passou longe de ser o jogador que o torcedor coxa-branca esperava. Em julho do ano passado acabou o vínculo do atleta com o clube.

Em 2013, o Coritiba apostou mais uma vez em um jogador estrangeiro. Desta vez vindo do Flamengo, o meia argentino Botinelli chegou com cartaz, mas, além das suas atuações abaixo da média, conviveu com algumas lesões que o impediram de ter uma sequência maior com a camisa alviverde durante o ano.

A aposta do Verdão em 2014 foi no atacante Martinuccio. Emprestado pelo Fluminense, o jogador argentino demorou para entrar em forma e deixou o Coxa sem deixar saudades.

Neste ano, se Reyna não acertar, o Coxa terá que correr atrás de outro meia de ligação para reforçar este setor para a sequência da temporada. O nome de Felipe Menezes, que pertence ao Palmeiras e se destacou pelo Goiás, foi sondado pelo Coxa, mas o interesse de outros clubes pode dificultar a negociação.

Zé Rafael está nos planos

Ainda em busca de um camisa 10 para reforçar seu time, o Coritiba apostará no meia Zé Rafael, que fez uma grande Série C do Campeonato Brasileiro pelo Londrina, no ano passado e retorna de empréstimo ao time alviverde. O vice-presidente alviverde Alceni Guerra comparou a situação de Zé Rafael com os casos do goleiro Vaná e do atacante Rafhael Lucas, que foram emprestados para ABC-RN e Goiás, respectivamente, para ganhar mais experiência.

“Apostamos muito no Vaná e no Rafhael Lucas e principalmente na experiência que eles vão ganhar fora. Eles são crias da nossa base e terão uma injeção de trabalho novo e que vai fazer muito bem. Como fez muito bem ao Zé Rafael, que está voltando depois de uma boa temporada que fez no Londrina e está vivendo um processo semelhante”, cravou Guerra.