Confusão

Mesmo com contrato com a Adidas, base do Coxa joga com uniforme da Nike

Lance do jogo da sexta passada (4) na final do Paranaense sub-17. O Coxa jogou com o uniforme antigo. Foto: Divulgação/Coritiba FC

Coritiba de Adidas? Sim, o time atua com uniformes do fornecedor alemão, parceiro da Fifa há muito tempo. Coritiba de Nike? Sim, também. Por conta da falta de material esportivo para as categorias de base, a meninada segue atuando com uniformes do fornecedor antigo. Mas a diretoria alviverde garante que estava tudo previsto.

A situação acontece desde o início da parceria entre Coxa e Adidas, mas ficou explícita na semana passada, quando o time sub-17 fez o primeiro jogo da decisão do Campeonato Paranaense contra o Paraná (vitória alviverde por 2×1) no Couto Pereira. Lá estavam os garotos usando a camisa que foi a oficial até maio, com o logotipo da Nike.

É uma situação que acontece em vários clubes brasileiros – outro que vive momento semelhante é o Fluminense. As fornecedoras optam por equipar a equipe profissional e visar o mercado, oferecendo rapidamente as camisas para o público. O resultado é a falta de material para as divisões de base.

E é esta a posição da Adidas, em nota respondendo sobre a situação do Coritiba. “Em 2016, o foco esteve no fornecimento para o time principal e consumidores, onde foram feitos três lançamentos, além de uma edição especial em homenagem ao Outubro Rosa. O planejamento inicial levou em conta a uniformização da base até o próximo ano”, informou a empresa alemã.

A diretoria do Coxa, através da assessoria de imprensa, confirmou que estava sabendo de tudo: “Esse ano jogaram com Adidas as equipes profissional e sub-20. O clube tinha ciência dessa situação. Está dentro do cronograma”.

A expectativa de clube e fornecedora é que a falta de material para as equipes de base seja resolvida até os primeiros meses de 2017, dentro do prazo combinado entre as duas partes. O contrato de exclusividade de fornecimento de material esportivo entre Adidas e Coritiba vai até o final de 2018.