Destaques do ano

Kléber se reergue no Coritiba e vive temporada artilheira e sem lesões

Coxa aposta no artilheiro Kléber para vencer o Cianorte e garantir vaga na final do Paranaense. Foto: Jonathan Campos

A temporada de 2016 foi especial para o atacante Kléber. Aos 33 anos, o Gladiador viveu no Coritiba um dos melhores anos da sua carreira. Sem conviver com muitas lesões, o jogador, depois de fazer uma boa pré-temporada com a equipe alviverde, em Foz do Iguaçu, encerrou o ano como o terceiro maior goleador do futebol brasileiro, com 23 gols marcados, ficando atrás apenas de Robinho, que fez 25, e Grafite, que marcou 24 vezes.

Kléber chegou ao Coxa em 2015, teve a sua contratação contestada pela exigente torcida e não conseguiu se firmar por conta de algumas lesões que teve durante o ano. Mesmo assim, permaneceu no clube para 2016 e, em pouco tempo, tornou-se o principal jogador da equipe.

Nas suas entrevistas, o Gladiador sempre elogiou a boa pré-temporada realizada pelo clube e que este fator foi fundamental para que não convivesse com tantas lesões. O período em que ficou de fora do time coxa-branca por mais tempo foi por conta de uma fratura sofrida no pé direito em um jogo contra o Vitória, pela Copa Sul-Americana, que o afastou dos gramados por 45 dias.

Ainda na pré-temporada, Kléber e outros jogadores se envolveram em uma confusão dentro de uma casa noturna de Foz, quando todos os atletas receberam folga. O jogador, que é um dos mais experientes do atual elenco, na oportunidade, esclareceu os fatos em uma entrevista coletiva e foram tomadas apenas medidas administrativas dentro do clube.

A boa pré-temporada começou a dar resultados ainda no Campeonato Paranaense. Kléber foi o artilheiro do Estadual com 13 gols marcados e foi peça fundamental do time comandado pelo então técnico Gilson Kleina na caminhada para chegar até a final do certame. O Gladiador, no entanto, com o vice-campeonato estadual, segue sem conquistar títulos com a camisa alviverde.

Depois, o atacante voltou a marcar na Copa do Brasil, no empate em 2×2 diante do Juventude, no Couto Pereira, que acabou eliminando o Coritiba do torneio, e foi o principal goleador do Verdão no Brasileirão. Foram 9 gols anotados na principal competição nacional e que ajudaram a equipe coxa-branca a se livrar do rebaixamento.

Antes mesmo do término da temporada, quando o Alviverde tinha sua permanência na elite encaminhada, Kléber renovou seu vínculo com o clube por mais duas temporadas. O Gladiador, depois de polêmicos e períodos de instabilidades no Grêmio e no Vasco, encontrou no Coritiba a felicidade para trabalhar e provar que é um dos principais goleadores do futebol nacional.