Aposta na base

Jovens promessas do Coxa devem ganhar mais chances no meio-campo

Yan Sasse deve jogar na meiuca do Coxa. Foto: Divulgação/Coritiba

As saídas de jogadores importantes do setor de criação do Coritiba, como Raphael Veiga, Juan, Bernardo e César González, por exemplo, devem abrir espaço para jovens promessas do clube neste início de temporada. A expectativa maior ficará por conta do jovem meia Yan Sasse, de 19 anos, que surgiu bem no Coxa em 2016 sob o comando do técnico Paulo César Carpegiani e que foi, inclusive, sempre muito elogiado pelo treinador.

Apesar de ser um dos jogadores mais jovens do elenco, o garoto aposta justamente nessa confiança de Carpegiani para conseguir vingar com a camisa coxa-branca na temporada de 2017.

“Ter a confiança do treinador é a melhor coisa que tem para o jogador dar sequência na temporada. Vou buscar sempre a confiança dele ao longo do ano e dar sequência para ajudar o Coritiba”, apontou.

Yan atuou em dez jogos pelo Coxa em 2016, sendo seis como titular, mas não marcou nenhum gol. Um período de aprendizado e que serviu para ganhar mais experiência para ajudar o Verdão.

“Me sinto mais maduro. Já passou aquele friozinho de estreante e agora é continuar trabalhando firme, forte, para dar sequência”, emendou o camisa 70 coxa-branca.

Quem também pode ganhar uma chance neste início de temporada é o meia Thiago Lopes. Depois de surgir bem em 2015, sobretudo na reta final do Verdão no Campeonato Brasileiro, ajudando, inclusive, o clube a evitar o rebaixamento para a Série B, o jogador quer recuperar o seu espaço. Sob o comando de Paulo César Carpegiani, Thiago Lopes foi testado na lateral-direita, como volante e não se importa de ser o coringa da equipe.

“Para mim é tranquilo. Ele me testou em várias posições, não apenas na lateral, mas como de volante também. Isso é bom para eu amadurecer e aprender a jogar em várias posições, pois fora do país também se exige muito isso. Aprendi muito com ele e espero que possa aprender mais jogando esse ano”, cravou ele.

Concorrência

A concorrência no setor de criação ainda não é tão grande. Até agora, apesar das saídas de jogadores importantes, o clube acertou a contratação apenas do meia Tiago Real, que foi, em 2016, reserva do Vitória na campanha ruim do time baiano na disputa do Brasileirão. A expectativa é de que outros jogadores venham reforçar o meio-campo alviverde nas próximas semanas e essa possível concorrência serve de motivação para os dois garotos.

“Acredito que esse ano será ainda mais competitivo. Tem jogadores saindo e chegando e o mundo do futebol a gente sabe que a cada treino, a cada pré-temporada, você pode estar ganhando espaço. Espero ganhar esse espaço esse ano com o Carpegiani. No ano passado ganhei muita experiência com ele. Ele me ajudou muito e espero ter essa sequência”, avisou Thiago Lopes.

“Vou brigar pela titularidade e buscar sempre estar jogando, buscar meu espaço e trabalhar forte. A concorrência será forte esse ano, deve chegar mais alguém sim e vou continuar trabalhando forte para manter espaço e continuar sendo elogiado pelo treinador”, concluiu Yan Sasse.

Reforços

O Coritiba deve receber reforços nos próximos dias. O lateral-esquerdo William Matheus, ex-Fluminense, deve ser anunciado em breve como novo reforço do Verdão para a sequência da temporada. Para o setor de criação, o Coxa segue tentando as contratações dos meias Gabriel Xavier, que pertence ao Cruzeiro e está na mira do Vitória, e de Rafael Longuine, do Santos.