História do Coritiba começou no Alto São Francisco

A história do Coritiba não começa no Alto da Glória. O início foi no Alto São Francisco, onde ficava a sede do Teuto Brasilianischer Turnverein Zu Curitiba (em português, Clube de Ginástica Teuto Brasileiro de Curitiba).

Foi lá que, ainda na primeira década do século XX, Frederico Essenfelder, o Fritz, apresentou a um grupo de amigos, quase todos de descendência alemã, a novidade que trazia do Rio Grande de Sul: uma bola de futebol.

A sede do Teuto ficava na região onde hoje estão as ruas Celestino Júnior e Senador Saraiva. Como ali não havia espaço para a prática do novo esporte, os primeiros coxas-brancas encontraram um campo entre as ruas João Negrão e Marechal Floriano, atrás do quartel da Polícia Militar, e começaram a dar seus primeiros chutes.

Quando foram convidados para disputar uma partida em Ponta Grossa, em outubro de 1909, contra o time da colônia inglesa, Fritz e sua turma decidiram se desligar definitivamente do Teuto e criar um novo clube.

Entre eles, João Viana Seiler, que se tornou o primeiro presidente do Coritiba. A ata de fundação foi assinada no Teatro Hauer, na esquina das ruas 13 de Maio e Mateus Leme.

O Coxa logo se mudaria para a antiga sede do Jockey Club, no Guabirotuba, onde atualmente fica o campus da PUC. Em 1915, nova troca, dessa vez para seu primeiro estádio, o Parque da Graciosa, na atual Avenida João Gualberto, no Juvevê. A mudança definitiva, para o Alto da Glória, só aconteceu em 1932, quando foi inaugurado o Estádio Belfort Duarte, hoje Couto Pereira.

A velha sede do Alto São Francisco, verdadeiro berço do Coxa, foi abandonada em 1911 pelo Teuto. A partir de então, passou a ser ocupada pela extinta Sociedade Cabral, até ser demolida, no início dos anos 1990.