Destaques do ano

Herdeiro da 10, Kazim virou destaque pela irreverência fora de campo

Irreverente, Kazim chamou a atenção mais fora do que dentro de campo no ano. Foto: Daniel Castellano

CRAQUES_2016Primeiro herdeiro da camisa 10 do Coritiba depois da aposentadoria do meia Alex, no final de 2014, o atacante inglês-turco Kazim foi um dos principais nomes do futebol paranaense na temporada de 2016. Apesar de ter a sua contratação anunciada em junho, o centroavante coxa-branca não ficou marcado por suas boas atuações durante o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana, onde teve até uma irregularidade, mas sim por seu jeito descontraído e suas entrevistas irreverentes ao longo do ano.

Quando foi apresentado no Coritiba, Kazim confidenciou que pediu a autorização do meia Alex para poder usar a camisa 10 do time alviverde. Sério em alguns momentos, o jogador arrancou gargalhadas dos jornalistas na última entrevista concedida neste ano, antes do duelo contra o Santa Cruz, no Couto Pereira, já na reta final do Campeonato Brasileiro. Na oportunidade, o inglês-turco, ainda com seu português um pouco confuso, foi autor de respostas irreverentes e, quando o microfone do sistema de som da sala de imprensa do clube deu problema, entrou em ação um Kazim que poucos conhecem. O jogador desmontou o aparelho, assoprou e falou: “No meu PlayStation eu faço isso”. A atitude dele arrancou, mais uma vez, muitas risadas de todos presentes na entrevista coletiva e, coincidência ou não, o microfone voltou a funcionar.

Em campo, o camisa 10 foi peça importante do time coxa-branca durante o segundo semestre da temporada. Logo na sua estreia, já caiu nas graças do torcedor alviverde, quando saiu do banco de reservas para parar o gol da vitória sobre o rival Atlético no Couto Pereira. O suficiente para os coxas-brancas o idolatrarem, mesmo que nas partidas seguintes o desempenho não tenha sido dos melhores. Em alguns momentos, cometeu erros infantis, com os quais ele reagia de uma forma muito nervosa.

Desde a sua chegada, Kazim entrou em campo 25 vezes, sendo 21 como titular e outras quatro no decorrer das partidas. Apesar de ser um dos principais atacantes do time, marcou apenas três gols, mas foi importante em outro quesito dentro da equipe. Ele deu seis assistências e ainda sofreu duas penalidades em jogos realizados pelo Campeonato Brasileiro e pela Copa Sul-Americana.

Cada vez mais adaptado ao futebol brasileiro, Kazim será um dos principais nomes do ataque coxa-branca na próxima temporada. Ao lado de Kléber, ele terá a oportunidade de, mais uma vez, dar muitas alegrias ao torcedor alviverde. O jogador tem contrato com o Verdão até dezembro de 2017 e somente uma proposta muito boa para o clube poderia tirá-lo antes do término do seu contrato.