Brasileirão

Era pra ser o adeus ao risco de rebaixamento. Mas Coxa perdeu e o risco voltou

O retrato do desespero alviverde - Leandro lamenta o pênalti perdido pelo Coxa. Foto: Edu Andrade/Estadão Conteúdo
O retrato do desespero alviverde - Leandro lamenta o pênalti perdido pelo Coxa. Foto: Edu Andrade/Estadão Conteúdo

O Coritiba jogou fora uma grande oportunidade para dar um bico no risco de rebaixamento à segunda divisão. Atuando de forma consistente e com uma penalidade desperdiçada por Juan, o time coxa-branca perdeu para o Internacional por 1×0, na noite da quinta-feira (6), no Beira-Rio, em Porto Alegre, permaneceu com 33 pontos, ainda na 12ª posição, mas agora somente três pontos a frente da área de risco da competição nacional. O Verdão terá outra decisão pela frente diante do Figueirense, na próxima quarta-feira (12), no Couto Pereira.

O primeiro tempo foi de poucos sustos para o Coritiba. Em que pese a maior posse de bola do Internacional, o time alviverde teve a marcação controlada durante os primeiros 45 minutos e foi responsável pelas principais jogadas ofensivas. Aos 4 minutos, Raphael Veiga fez boa jogada, chutou da meia-lua e Danilo Fernandes fez grande defesa. Na resposta do colorado, três minutos mais tarde, depois da jogada ensaiada, Gustavo Ferrareis escorou e Eduardo quase marcou.

O Inter procurava explorar os erros do time coxa-branca e foi assim que quase saiu o primeiro gol. Aos 21, Benítez parou pedindo falta, Seijas cruzou e Ferrareis quase chegou para marcar. Apesar de ficar mais com a bola, o time gaúcho, mais nervoso em campo, viu o Verdão ainda criar boas chances de marcar no primeiro tempo. Raphael Veiga, de fora da área e Iago, depois da jogada de Benítez, por pouco não abriram o placar ainda antes do intervalo.

Ainda mais nervoso na etapa final, o Internacional foi para o tudo ou nada e passou a dar mais espaços para o Coxa. Aos 9 minutos, o Verdão chegou próxima de marcar, mas Iago, depois do cruzamento de Benítez, perdeu o gol dentro da pequena área. O castigo quase veio três minutos depois, mas Alex, de fora da área, mandou no canto e Wilson e a trave salvaram o Coxa.

Mais ofensivo depois das entradas de Valdívia e Marquinhos, o Inter mantinha a posse de bola, mas sem objetividade para criar boas chances de marcar. O Verdão tinha a sua disposição os contra-ataques, mas por falta de capricho não conseguia aproveitar as oportunidades. Aos 30 minutos, o time alviverde poderia ter definido a vitória. Depois de Leandro sofrer a penalidade de Ernando, Juan cobrou mal e Danilo Fernandes garantiu a igualdade.

A defesa do arqueiro colorado deu novo ânimo para os donos da casa, que, sem organização, ensaiavam uma pressão sobre o Verdão. Mais organizado, o Coxa teve a chance de abrir o placar aos 38 minutos, mas o chute de Raphael Veiga saiu fraco. Na base do desespero, o Inter conseguiu abrir o placar aos 41 minutos. Depois do cruzamento da direita, em um lance duvidoso de Luccas Claro sobre Valdívia, o árbitro André Luiz de Freitas Castro marcou o pênalti. Vitinho mostrou como faz, bateu forte, no canto de Wilson e garantiu a vitória colorada no Beira-Rio.