Emerson pode bater marca histórica no Coxa

O gol marcado domingo, contra o Paranavaí, fez com que Emerson subisse ao pódio dos zagueiros que mais marcaram gols na história do Coritiba. Ele começou a temporada querendo repetir o feito do ano passado, quando balançou as redes 10 vezes. Atualmente está com 6, e com a camisa do Coxa já marcou 16 (15 pelo Campeonato Paranaense e um pela Copa do Brasil). Com isso, deixou Gardel para trás, empatou com Oberdan e agora está no encalço do companheiro Pereira, que tem 17. O recordista é Zambiasi, com 18.

Nesse ritmo, Emerson pode não só virar o maior zagueiro-artilheiro do Alviverde como também ultrapassar uma marca pessoal de 2010, quando marcou 14 gols pelo Avaí. “No início do ano eu tinha a meta de fazer dez gols em 2012, e em menos de dois meses já cheguei na metade disso. Então, já dá para pensar em mudar”, reavalia. O aproveitamento do defensor no ataque, cuja função principal é proteger a meta defendida pelo goleiro Vanderlei, só não é melhor que o do meio-campo Lincoln nesse quesito. Ou seja, os outros atacantes e meias avançados estão devendo naquilo que mais se espera deles: gols.

Gols, por sinal, que Emerson está fazendo com maestria e que são frutos do trabalho realizado no CT da Graciosa. É o que ele garante. “Durante os treinos trabalho bastante para aperfeiçoar a bola de ataque, além do treinamento comum da defesa. Hoje, como futebol é muito equilibrado, qualquer coisa a mais que o time possa ter pode ajudar na vitória”, avalia o zagueiro.

Basicamente, ele tem feito gols de cabeça em bolas alçadas em diagonal ou de escanteios, mostrando o ponto forte do atleta nas bolas aéreas ofensivas. A vocação foi despertada a partir da passagem pelo Avaí. E é esse bom desempenho no ataque que projeta a possibilidade real de Emerson deixar para trás Oberdan, ultrapassar Pereira e superar Zambiasi na sequência da temporada.

Com histórico baixo de lesões, Emerson tem temporada 2012 pelos menos 48 partidas para marcar mais três gols e tornar-se o maior zagueiro-artilheiro do Coxa. A saber: Copa do Brasil (ao menos mais um jogo contra o Nacional-AM), Campeonato Paranaense (ao menos mais 7 jogos), Brasileiro (38 rodadas) e Sul-Americana (ao menos 2 jogos). Alguém duvida que ele vai alcançar a marca?