Jogo de seis pontos

Em meio à crise, Coritiba vai à Bahia querendo escapar da ZR

Sem Ceará (e mesmo que ele tente voltar), Dodô passou a ser o titular absoluto da lateral-direita alviverde. Foto: Jonathan Campos
Sem Ceará (e mesmo que ele tente voltar), Dodô passou a ser o titular absoluto da lateral-direita alviverde. Foto: Jonathan Campos

O Coritiba enfrenta o Vitória na noite desta quarta-feira (3), às 19h30, no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, com três problemas para serem resolvidos. O primeiro é quem vai entrar no lugar de Alan Santos, que saiu na partida contra o Flamengo com dores na coxa e está vetado pelo departamento médico. O segundo é o que fazer com Ceará. O lateral-direito estava praticamente confirmado como novo reforço do Internacional, mas não passou pelos exames médicos e não será contratado pelo time gaúcho. Com isso, o Coxa deixa de receber R$ 1 milhão pela liberação do jogador. O terceiro, e mais importante, é encontrar o caminho para vencer os baianos e sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Na primeira situação, a responsabilidade fica nas costas de Pachequinho – que está com a moral baixa com a torcida. Na derrota para o Flamengo, quando Alan Santos pediu para ser substituído, o treinador coxa-branca optou pelo atacante Iago. A ideia era deixar o time mais ofensivo, porém deu tudo errado e a equipe desandou em campo. Para a partida contra o Vitória, espera-se que o técnico faça uma escolha diferente. O meia Amaral é quem deve ocupar a vaga. Outra opção é Fábio Braga. E até Thiago Lopes, de volta após longo tempo de inatividade, pode aparecer. Mas apenas antes da partida é que o treinador deve decidir quem será o titular.

Já na confusão extracampo, a resolução parece mais complicada. O Internacional divulgou uma nota falando que Ceará não atingiu a condição adequada para seu aproveitamento imediato e por isso, não será contratado. Em compensação, o Coxa disse que não tinha sido informado oficialmente da reprovação do atleta e que de qualquer maneira, a rescisão do contrato com o lateral foi feita e está tudo documentado e assegurado juridicamente, ou seja, para o Verdão, o jogador não é mais do clube.

Outra questão que fica é: se o atleta não está em condições médicas para jogar, como é que foi titular contra o Flamengo?

São várias as explicações que o Coxa vai ter que dar, mas o que importa no momento é passar pelo Vitória e trazer três pontos para casa. O Verdão voltou para a zona de rebaixamento depois de perder para o Flamengo e tem um confronto direto com o rubro-negro baiano. O Coritba tem 18 pontos e está na 17º posição, enquanto que o Vitória tem apenas um ponto a mais e ocupa a colocação acima do alviverde na tabela.

Desfalques

Além de Ceará e Alan Santos, o treinador Pachequinho não poderá contar com o zagueiro Luccas Claro, que levou o terceiro cartão amarelo na última partida. O provável substituto do jogador é o paraguaio Nery Bareiro. Walisson Maia deve ficar no banco.

Para o lugar de Ceará, o substituto natural é o garoto de 17 anos Dodô. Na vaga de Juan, que ficou em Curitiba se recuperando fisicamente após a suspensão por dez dias, novamente Raphael Veiga deve ser o titular.

Ficha técnica

BRASILEIRÃO
1º Turno – 18ª Rodada

CORITIBA x VITÓRIA

Coritiba
Wilson, Dodô, Nery Bareiro, Juninho e Carlinhos; Edinho, João Paulo, Amaral e Raphael Veiga; Kleber e Kazim
Técnico: Pachequinho

Vitória
Fernando Miguel; Renan, Ramón, Kanu e Euller; José Wellison, Willian Farias e Cárdenas; Dagoberto, Marinho e Kieza.
Técnico: Vagner Mancini

Local: Joia da Princesa (Feira de Santana-BA)
Horário: 19h30
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)