Elenco do Coritiba quer ser penta no 100° Estadual

O Coritiba inicia amanhã às 17h contra o Maringá, no interior do Estado, as disputas do Campeonato Paranaense, que em 2014 pode ter um sabor especial para o clube. Maior vencedor da história do certame – que em 2014 alcança a emblemática edição de número 100-, com 37 conquistas, o Alviverde busca o pentacampeonato estadual, marca atingida pelo clube há 39 anos. Com o objetivo de priorizar a preparação do elenco principal, que realiza sua pré-temporada em Foz do Iguaçu, para toda a temporada, caberá à equipe alternativa, recheada de jovens jogadores, a missão de defender a hegemonia do futebol paranaense na reta inicial da competição.

‘Todo mundo está contente de participar desse momento importante do clube, em defender o título e buscar o pentacampeonato. (A pré-temporada) Foi um período muito bom, procuramos a cada dia ter um entrosamento maior, e a cada treinamento a gente vem crescendo bastante. Agora falta pouco para a primeira partida, e estamos preparados para iniciar o bem o campeonato’, afirma o atacante Keirrison.

Em preparação desde a reta final do ano passado, quando o grupo alternativo se apresentou, a equipe comandada pelo técnico Zé Carlos finalizou na tarde de ontem os trabalhos antes da estréia no Estadual. Foram exatos 16 dias de atividades com bola, e dois jogos-treinos para afinar a sintonia: derrota de 1 x 0 para o tarimbado time do J. Malucelli, adversário na competição, e goleada por 8 x 1 sobre o Cof Sports. Das atividades, além de definir o onze titular com Willian; Rhuan, Bonfim, Wallison e Timbó (Paulo Otávio); Artur, Djair, Dudu e Thiago Primão; Zé Rafael e Keirrison, o treinador deu algumas pistas de como o Alviverde vai se comportar em campo.

Esquema

Sob o esquema tático 4-2-3-1, as investidas ao ataque da equipe devem passar pelos lados do campo. Além disso, a trinca de meio-campistas Thiago Primão, Dudu e Zé Rafael terá ampla liberdade criativa, e flutuar entre a meia cancha e o ataque, próximo à Keirrison no comando de ataque. Pregando pelo equilíbrio entre os setores do time, Zé Carlos cobrou nos trabalhos uma forte marcação sem a bola, preenchendo os espaços do campo.

‘É por aí. A gente tem um sistema já definido, e procurando usar bem os lados do campo. O Rhuan é um lateral que gosta muito do apoio. Pelo outro lado a gente talvez tenha perdido o Timbó, mas o Paulo Otávio é um menino que era do Atlético e há um ano e meio trabalha comigo. Todos os times têm essa preocupação que é ganhar os lados do campo. E temos o Zé Rafael e o (Thiago) Primão, e o próprio Dudu, buscando trabalhar bem a bola. São jogadores leves. E também preencher bem os espaços atrás, defendendo com muita determinação’, analisa.

De acordo com Zé Carlos, o grupo alviverde está focado no objetivo de largar bem no Paranaense para, quem sabe, conquistar seu espaço no grupo principal. ‘O grupo está trabalhando forte. Todos estão focados e bem cientes dessa oportunidade, inclusive nós da comissão técnica. O Campeonato Paranaense nos últimos anos tem se mostrado bastante competitivo, e sabemos da importância de iniciar bem a competição. Então os jogadores tem que levar a campo essa chance que estão tendo, que é a oportunidade da vida deles’, finaliza Zé Carlos.