Coxa tenta encerrar baixo rendimento como visitante

Passada a ansiedade e o alívio após a boa estreia por 3 x 0 sobre o Flamengo, o técnico Marquinhos Santos agora tem um novo desafio no comando do Coritiba. Contra o Atlético-GO, hoje, às 20h30, no Serra Dourada, pela 24.ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Coxa tentará acabar com a fama de “time de pijama” e voltar a vencer fora de casa.

Os maus resultados como visitante foram uma marca negativa na era Marcelo Oliveira. Com o antigo treinador, em 31 jogos pelo Brasileirão longe do Couto Pereira, foram apenas quatro vitórias, oito empates e 19 derrotas. Um péssimo aproveitamento de 21,5% dos pontos disputados. Só este ano, em 12 partidas, ocorreu uma única vitória (4 x 3 sobre o Náutico) além de três empates e oito derrotas, o que explica o mau posicionamento do clube na tabela -16.º, com 25 pontos.

Após o triunfo sobre o rubro-negro carioca, o atacante Deivid já tinha alertado para a importância de se somar pontos fora de casa. “A gente não pode ser um time caseiro. Temos que aprender a vencer fora de casa. Ganhando fora, e fazendo o dever de casa, você consegue chegar no topo. Não adianta fazer um espetáculo contra o Flamengo e ter um tropeço contra o Atlético-GO”, afirmou o atleta.

Além disso, um outro fator importante da partida de hoje trata-se de um confronto direto na luta contra a degola. Atualmente, o Dragão é o lanterna da competição, com 17 pontos somados. Ou seja, se vencer, o Alviverde abre uma boa distância sobre um concorrente. “É um jogo importante. Não valem três, seis, mas sim dez pontos. É um confronto direto e precisamos vencer para nos distanciarmos da zona do rebaixamento”, acrescentou Deivid.

Para embalar de vez no Brasileiro, e somar a segunda vitória consecutiva – algo que só aconteceu nas 12.ª e 13.ª rodadas, quando derrotou o Náutico e o Grêmio -, Marquinhos Santos aposta no dia a dia do trabalho. Apesar do pouco tempo para treinar, ele já vê uma evolução e avalia que o elenco está entendendo sua filosofia. “Eles estão assimilando bem, apesar do pouco tempo, e acredito que a cada dia, a cada jogo, vai ser desenvolvido aquilo que pretendo. Vamos fazer um bom trabalho”, prevê o técnico.

Desta forma, o foco, pelo menos neste momento é acumular vitórias e se livrar o quanto antes de qualquer perigo contra a degola. Por isso, o que interessa é apenas uma vitória, seja dentro ou fora de casa. “O Coritiba não pode passar por esse momento, porque é um time campeão. Esse grupo de jogadores é fantástico, compreende a filosofia de jogo muito bem e não tenho dúvidas que vão fazer um grande trabalho”, completou o comandante coxa-branca.