Jogo do ano

Coxa se mobiliza para vencer o Figueira e fugir da ZR

Com mais seis jogos para fazer no Campeonato Brasileiro, o Coritiba tem amanhã, às 21h, no Couto Pereira, diante do Figueirense, a chance de chegar nas últimas cinco rodadas dependendo apenas das suas forças para permanecer na elite do futebol nacional. O clima de decisão, segundo o técnico Ney Franco, já foi incorporado pelo time, que está ciente de que este é um duelo fundamental para as pretensões de escapar do rebaixamento.

“A gente já perdeu muitas chances de sair da zona de rebaixamento e de nos afastarmos. Contra o Figueirense é praticamente o último jogo que a gente depende da gente para sair. A vitória simples nos tira da zona de rebaixamento para iniciar a próxima rodada. Um novo tropeço e a gente começar a ficar dependendo de outros resultados e de tropeços de equipes que estão na nossa frente. Pautamos a semana nisso, com a possibilidade real de ganharmos o jogo. É mais um jogo difícil e complicado”, avisou o treinador.

Conversas

A semana do time coxa-branca foi regada a muita conversa entre os jogadores, comissão técnica e a diretoria. Ney Franco garantiu que o grupo está fechado e mobilizado para, diante do Figueirense no chamado jogo de seis pontos, conseguir uma grande atuação e voltar a vencer no Brasileirão.

“Pela situação onde nos encontramos a conversa o tempo todo tem o objetivo maior de mobilizar o grupo para o próximo jogo. Foram conversas sadias, proveitosas e com o objetivo maior que se feche ainda mais o grupo”, acrescentou o comandante do Verdão. “A cada sessão de treinamentos o grupo está se fechando ainda mais, esquecendo o que aconteceu no domingo, e todos estão mobilizados para fazer um jogo melhor do que vem fazendo nos últimos cinco jogos para tentar a vitória”, concluiu Ney Franco.

Com 33 pontos, o Coritiba tem uma oportunidade de ouro para sair da zona de rebaixamento e afundar o time catarinense, que tem 35 pontos. Além de deixar a zona da degola, o Verdão, se conseguir a vitória dentro do Couto Pereira, pode subir até duas posições na classificação. O time coxa-branca, se contar com o tropeço do Avaí dentro de casa diante do Cruzeiro, pode acabar a rodada na 15ª colocação.

Mudanças na escalação

O Coritiba entrará em campo amanhã, diante do Figueirense, com pelo menos três mudanças na equipe que iniciou a partida contra o São Paulo, no último domingo. O técnico Ney Franco terá que quebrar a cabeça para armar o time, já que não poderá contar com Ruy e Henrique Almeida, suspensos. 

A tendência é de que o lateral-esquerdo Juan, mas que no Coxa está atuando como armador, ocupe a vaga de Ruy e assuma um papel no setor de criação ao lado de Lúcio Flávio. Os meias Esquerdinha e Thiago Galhardo também correm por fora e podem ser opções do treinador para este duelo.

Retorno

Por outro lado, a principal novidade do Verdão para este compromisso é o retorno do zagueiro Leandro Silva, que está atuando improvisado na lateral-direita.

Ataque

No ataque, sem poder contar com seu principal artilheiro, Ney tem duas opções. Se escolher Negueba, que é o mais provável, o jogador fará uma função de atuar em velocidade pelos lados e o atacante Kléber ficará mais fixo na área fazendo o mesmo papel de Henrique Almeida. A outra opção pode ser a entrada de Rafhael Lucas. Se isso acontecer, o Gladiador continuará atuando mais pelos lados e o jovem centroavante jogará mais enfiado na área.

Chegou a hora! Veja mais do Coxa na coluna do Massa!

Paraná On,line no Facebook