Lembrança amarga

Coxa reencontra adversário que o tirou da final ano passado

O Coritiba encara, hoje à noite – às 19h30, no Couto Pereira – o seu último grande algoz no Paranaense. No ano passado, o Maringá foi não apenas responsável pelo fim do sonho do penta, mas também gerou uma crise interna que culminou com a demissão do então técnico Dado Cavalcanti e uma mudança completa de filosofia. O técnico Celso Roth foi contratado e trouxe a tiracolo o gerente de futebol Anderson Barros. Uma troca de direção tão abrupta que por pouco não resultou no rebaixamento da equipe no Brasileirão.

Pouco mais de dez meses se passaram, mas o Coritiba viveu uma revolução quase que completa. O pífio desempenho do clube na Série A desencadeou em uma guinada total, com a oposição assumindo o poder, cortando gastos e adotando novas diretrizes para o departamento de futebol. Um detalhe que confirma essa profunda reformulação é a convocação do técnico Marquinhos Santos para a partida. Apenas cinco atletas que estiveram presentes na eliminação, ano passado, estão à disposição da comissão técnica para o duelo de hoje.

Luccas Claro e Carlinhos se mantém como titulares, enquanto Vaná herdou a camisa 1 de Vanderlei. Bonfim e Dudu, como em 2014, permanecem como alternativas no banco de reservas. O ‘novo’ Coxa ainda busca o entrosamento ideal e a confiabilidade necessária para confirmar o seu teórico favoritismo ao título. Marquinhos Santos busca dar sequência à formação, mas já é obrigado a processar uma alteração em relação à equipe-base que venceu o Nacional por 2×1, na estreia. O volante Rosinei, com dores na coxa direita devido a uma pancada sofrida em Rolândia, foi vetado pelo departamento médico.
Sem contar com o novo capitão do Verdão, Marquinhos optou por promover a estreia de Alan Santos. O volante de 23 anos vai formar com João Paulo a dupla de proteção à zaga. Formado na base do Vitória, o jogador se destacou vestindo a camisa do Santos no último Brasileiro. Ao longo do treino de ontem, o primeiro no Couto Pereira em 2015, o treinador chegou a processar outra mudança. Sacou Ivan para a entrada do também recém-chegado Lucho Cáceres, com o deslocamento de Pedro Ken para a ala-direita.

Mas, para iniciar a partida, ele mantém a mesma formatação utilizada na primeira rodada. Tenta fortalecer o novo esquema tático, com um time bem mais veloz do que o do ano passado.

Wellington Paulista chegou

O atacante Wellington Paulista agora é oficialmente o novo reforço do Coritiba. O jogador chegou ontem em Curitiba e foi direto ao Couto Pereira, onde realizou exames médicos e conheceu os novos companheiros e comissão técnica. O atleta vem por empréstimo do Internacional e fica até o final do ano no Alviverde. A assinatura do contrato deve acontecer hoje, encerrando uma longa negociação que durou semanas.

Tabu

Com o status de vice-campeão estadual, o Maringá vem ao Couto Pereira disposto a defender o tabu: jamais perdeu para o Coritiba. Desde que chegou à elite do futebol paranaense, o Zebrão encarou o time da capital por três vezes, com duas vitórias e um empate. Além disso, o técnico Claudemir Sturion aposta na manutenção da base que desbancou favoritos e só perdeu o título – para o Londrina – nos pênaltis. O experiente lateral Edinho é novidade no banco.