Derrota em casa

Coxa joga mal, Marinho faz golaço, Vitória praticamente se salva e Inter tá no abismo

Leandro cercado por três marcadores. O Coritiba sempre teve minoria numérica na articulação e sofreu com isso. Foto: Hugo Harada

Foi um jogo bastante corrido e não tão bem jogado nesta segunda-feira (28) no Couto Pereira. E no único lance bonito da partida, Marinho marcou um golaço e levou o Vitória a vencer o Coritiba por 1×0 e praticamente escapar do rebaixamento. O Coxa não foi bem e não foi capaz nem de empatar. E Sport e Internacional estão no desespero.

Veja como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

O Coritiba se preparou para atacar o Vitória. Paulo César Carpegiani voltou a colocar Juninho na lateral-esquerda para ter força pela direita com Dodô, além do sistema ofensivo camicase com Iago, Leandro, Kazim e Kléber. Defensivamente, a preocupação maior era evitar que a bola chegasse a Marinho, que por incrível que pareça é um dos melhores jogadores do segundo turno.

E com dois times desequilibrados taticamente, com mais atacantes que meias, os espaços iriam naturalmente aparecer. E a estratégia coxa de parar Marinho fracassou rapidamente. Logo a dez minutos, ele driblou Juninho, Yan, Bareiro e Walisson Maia antes de tirar Wilson da jogada. Um golaço, dos mais bonitos do Brasileirão. O atacante do Vitória estava destruindo o sistema defensivo alviverde desde o primeiro minuto.

Atrás no placar, o Coritiba tinha agora motivos reais para ter tanto atacante em campo. Mas, como em outros jogos, não havia armação, Kléber era obrigado a se afastar da área para buscar a bola. Com um cinturão defensivo, o rubro-negro baiano evitava os avanços alviverdes. Os donos da casa atuavam na base do “vamos lá”, tentando abafar e repetir o que deu certo em outros jogos. Mas era evidente que para ter mais organização, seria necessária a entrada de Juan para botar ordem na casa.

Mesmo sem arrumação tática, o Coxa passou a pressionar. Aos 32 minutos, Leandro enfim obrigou Fernando Miguel a trabalhar. Só que era pouco, era mais correria e menos qualidade. E quando perdia a bola, o time inteiro tentava marcar Marinho, geralmente sem muito sucesso. Se a alteração era escancarada para todos que assistiam à partida, não era para Paulo César Carpegiani – que até tirou um atacante, Iago, mas colocou Vinícius e não Juan.

Poucos minutos do segundo tempo foram necessários para demonstrar que não tinha dado certo. A melhor chance, aos 10 minutos, veio na bola parada – Kazim cobrou escanteio e Walisson Maia quase marcou. Aí o Coxa resolveu se atirar todo para frente. Leandro ia fazer um golaço e Fernando Miguel salvou. Como o Vitória é uma equipe com claras deficiências na defesa, o Cori foi ganhando espaço, principalmente com Leandro, mas ainda faltava tranquilidade para ter um domínio real do jogo.

E só aos 25 minutos Juan entrou na partida, no lugar de Walisson Maia. Só que na lateral, longe que só da armação. A última cartada de Carpegiani foi Evandro, saindo Kazim. Só que o desequilíbrio tático alviverde ficava claro quando o Vitória atacava, e Tiago Real só não ampliou porque Wilson fez o seu milagre de cada partida. Nos minutos finais, o Vitória resolveu recuar e o Coritiba tentou na base do desespero. Mas sequer criou uma chance, algo natural para um time que achou que empilhando atacantes iria ganhar o jogo.

Ficha técnica

BRASILEIRÃO
2º Turno – 37ª Rodada

CORITIBA 0x1 VITÓRIA

Coritiba
Wilson; Dodô, Walisson Maia (Juan), Nery Bareiro e Juninho; Amaral, Yan Sasse, Leandro, Iago (Vinícius) e Kléber; Kazim (Evandro).
Técnico: Paulo César Carpegiani

Vitória
Fernando Miguel; Norberto, Kanu, Victor Ramos e Euller; Marcelo, Willian e Cárdenas (Tiago Real); Marinho (Amaral), Zé Eduardo (David) e Kieza.
Técnico: Argel Fucks

Local: Couto Pereira
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Gol: Marinho 10 do 1º
Cartões amarelos: Leandro, Bareiro, Yan Sasse, Dodô, Vinícius (CFC); Kanu, Cárdenas, Willian, Norberto, Victor Ramos, Kieza (VIT)
Renda: R$ 223.095,00
Público pagante: 12.755
Público total: 13.566