Coxa aproveita negociações para rejuvenescer elenco

A contratação do volante Emerson, 19 anos, junto ao Grêmio, confirmou uma filosofia que o Coritiba deve perseguir na próxima temporada: buscar a renovação do seu elenco, contratando jogadores semiprontos e que estejam em busca de visibilidade dentro do futebol brasileiro. Dos sete contratados pelo Alviverde, até agora, nada menos do que cinco ainda não atingiram os 23 anos. Portanto, em 2012, a torcida do Coritiba verá o time um pouco menos experiente do que foi neste ano. A média de idade do elenco já caiu de quase 26 para 24,5 anos, ainda sem contar os jogadores que poderão ser aproveitados das categorias de base.

Se por um lado o time coxa-branca perdeu os volantes Léo Gago e Leandro Donizete, de 28 e 29 anos, respectivamente, por outro, a diretoria não optou por trazer jogadores tão ou mais experientes do que eles para essa posição. Além de Emerson, reforçaram o Coxa os volantes Júnior Urso, 22 anos, e Lima, que tem 20 anos.    “Tanto o Leandro [Donizete] quanto o Léo Gago estavam conosco há um bom tempo. Nós estamos buscando uma renovação do nosso elenco, mas com jogadores de qualidade e com expectativas futuras”, afirmou o vice-presidente de futebol do Coritiba, Ernesto Pedroso Júnior.

Além dos três volantes, outros dois jogadores chegam ao Coritiba procurando ganhar espaço no cenário nacional. O lateral direito Jackson, 21 anos, e o meia Renan Oliveira, 22, foram os escolhidos da diretoria coxa-branca para substituir o lateral Jonas e o meio-campo Davi, que dificilmente permanecerão no Alto da Glória. Segundo Pedroso, mesmo com pouca idade, os novos reforços do Coritiba estão no caminho para trilhar os mesmos passos do zagueiro Emerson, que no Alviverde foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira. “Todos os jogadores que trouxemos até agora têm condições de defender a Seleção, assim como aconteceu com o Emerson. O Jackson e o Lima têm formações excepcionais e apresentam uma qualidade a mais para atingir esse objetivo dentro do Coritiba”, aposta o dirigente.

Para o vice-presidente de futebol do Alviverde, a perda de alguns jogadores foi uma boa oportunidade para o Coritiba renovar seu elenco, porém com qualidade. O dirigente garante uma temporada de sucesso para o Coxa em 2012. “A torcida pode ficar esperançosa e ter muita confiança. Mesmo diante das saídas confirmadas, e de outras que venham a acontecer, o Coritiba tem uma grande possibilidade de fazer uma belíssima campanha no ano que vem”, definiu, finalizando com um agradecimento aos que saíram: “Agradecemos a esses atletas que saíram ou que venham a sair pelo trabalho prestado ao Coritiba e por permitir renovar nosso elenco com jogadores promissores”.