Paratiba

Coritiba vence o clássico por 4 a 2 e lidera absoluto

O clássico Paratiba deste domingo (13), estava cercado de uma grande expectativa. Ambas as equipes tinham seis pontos em duas vitórias conquistadas, e quem vencesse o jogo assumiria a liderança isolada do Paranaense.

Por jogar em casa e apresentar a melhor campanha geral do campeonato, o Coritiba entrou em campo como favorito, mas o Paraná Clube, após a chegada de Ricardo Pinto, mostrou recuperação e prometia surpreender o rival, com uma escalação mais defensiva e apostando nos contra-ataques.

O jogo começou com o Coritiba dando as cartas, acionando constantemente os dois laterais que, com liberdade, criavam as jogadas de linha de fundo, sem serem importunados pela zaga paranista, que se mostrava perdida na marcação, e a pressão não demorou para resultar em gol para o time Alviverde.

Jogada individual de Rafinha, que fez fila na defesa paranista, e tocou para Davi na esquerda. O atacante avançou em diagonal e bateu no canto alto de Thiago Rodrigues, que nada pode fazer. O gol saiu aos 18 minutos.

O Paraná Clube acusou o golpe e o Coritiba, cinco minutos depois do primeiro gol, ampliou o placar. Cruzamento na área, Bill mandou de cabeça e no rebote, balançou as redes do Tricolor.

Depois do segundo gol, o Coritiba diminuiu o ritmo e passou a valorizar a posse de bola. Já o Paraná Clube não tinha força ofensiva e se limitava a jogadas individuais com Kelvin, isolado no ataque.

O primeiro tempo se encaminhava para o final quando, aos 44 minutos, o Coritiba marcou o terceiro. Cobrança de escanteio a meia altura e Émerson desviou no canto, sem chances para Thiago Rodrigues.

Perdendo por 3 a 0 e sem dar um único chute a gol na primeira etapa, o técnico Ricardo Pinto avançou o time paranista na tentativa de diminuir o placar. Já o Coritiba adotou a postura do contra-ataque.

Contudo, mesmo mais ofensivo, o Paraná Clube pouco ameaçava a meta do goleiro Edson Bastos e a partida parecia que não teria mudança no placar na segunda etapa, mas nos últimos 10 minutos de jogo, tudo mudou.

Aos 34 minutos, Luiz Camargo recebeu passe de Diego e bateu cruzado no canto alto de Edson Bastos. O gol reanimou o time paranista e o jogo ficou mais emocionante ainda quando, aos 42 minutos, Paulo Henrique recebeu passe de Packer, gingou na frente da zaga alviverde e bateu. Era o segundo gol do Paraná Clube e a partida pegou fogo.

Empolgado com a reação, o Paraná Clube foi para o tudo ou nada e pagou o preço. Contra-ataque rápido do Coritiba pela esquerda, cruzamento na área e Anderson Aquino bate rasteiro para vencer o goleiro Thiago Rodrigues e dar números finais ao jogo.

Com a vitória no clássico, o Coritiba chega aos 9 pontos, com 100% de aproveitamento no segundo turno e liderança isolada. Já o Paraná Clube, fica com 6 pontos e com os resultados caiu para a quarta colocação no returno.