Casa grande

Coritiba quer recuperar força de jogar no Couto Pereira

O aproveitamento do Coritiba diante de seu torcedor é baixo, apenas 42% neste Campeonato Brasileiro. Foto: Marcelo Andrade

SELO_COXA_BARRA_1COL

O Coritiba, para seguir firme na luta contra o rebaixamento, terá que voltar a ser forte jogando no Couto Pereira. Depois de conquistar sete pontos nas últimas três partidas, o Verdão terá agora, nas próximas quatro rodadas, nada menos do que três jogos dentro de casa. Se conseguir fazer bem seu dever de casa e somar nove pontos, o time coxa-branca garantirá sua permanência na primeira divisão que, há algumas rodadas atrás, parecia ser pouco provável.

Das próximas três partidas que o Coritiba tem dentro de casa, duas serão fundamentais para o clube conseguir escapar do rebaixamento à segunda divisão. A primeira será neste sábado, diante do Avaí, que tem os mesmos 35 pontos do Verdão na classificação. Depois, o time alviverde sai para encarar o Fluminense, no Maracanã, e volta ao Couto Pereira para encarar a Ponte Preta no dia 12.

Além de somar pontos, o Coritiba, se conseguir vencer seus concorrentes diretos, impedirá que Avaí e Ponte Preta pontuem e subam na classificação. O técnico Marcelo Oliveira garantiu que o grupo alviverde já está mobilizado para o duelo decisivo contra os catarinenses e espera ver o Couto Pereira lotado para mais esse jogo de seis pontos na luta contra a degola no Brasileirão.

“A gente queria ganhar sempre. Tivemos uma sequência com muita dificuldade, mas a gente jogou bem também. A partida contra o Grêmio foi uma pena, mas a vitória contra o Cruzeiro nos deu um novo alento. Não tem nada fácil. A gente precisa mais do que nunca estar mobilizando para jogo contra o Avaí e, se possível, com apoio total da torcida. A diretoria deve estar planejando algo e o torcedor sempre deu um apoio importante. Esperamos retribuir e buscar uma vitória em casa”, apontou o treinador alviverde.

Depois dos próximos três jogos contra Avaí e Ponte Preta, no Couto Pereira, e Fluminense, no Maracanã, o Coritiba encara ainda o Flamengo, também dentro de casa. Serão bons testes para o Coritiba provar que vive realmente um novo momento. Para, também, tentar melhorar sua campanha como mandante neste Campeonato Brasileiro, que é uma das piores do torneio.

O Coritiba, até agora, fez 15 partidas como mandante neste Campeonato Brasileiro e conseguiu apenas cinco vitórias, quatro empates e foi derrotado seis vezes. O baixo rendimento de apenas 42% explica bastante da dificuldade do Verdão na competição nacional e o risco de rebaixamento do clube para à segunda divisão em mais uma temporada.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!

A partir de agora, quando o Brasileirão afunila, o Coritiba precisa voltar a ser forte dentro de casa. A diretoria, sabendo disso, fez promoção de ingressos e o torcedor que for aos jogos contra Avaí e Ponte Preta pagam meio-ingresso, ou seja, apenas R$ 25 nos setores mais populares do estádio.

Mesmo com as dificuldades, o Coritiba conseguiu o crescimento na hora certa. Emplacar uma sequência de vitórias é algo que pouco se vê neste Campeonato Brasileiro, mas será fundamental para o Verdão permanecer na primeira divisão e para ter um final de ano mais tranquilo. Depois de muito lutar, o Coxa conseguiu sair da zona de rebaixamento e, se voltar a ser eficiente dentro do Couto Pereira, dificilmente voltará para a área de risco da competição nacional.